• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Reunião comercial entre EUA e China prevista para ocorrer em uma semana, diz Navarro
6 de junho de 2025
Poupança registra em maio a 1ª captação líquida de 2025, com R$ 336,868 milhões
6 de junho de 2025
Published by on 6 de junho de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

O emprego industrial no Brasil recuou pela primeira vez em 18 meses, segundo dados dos Indicadores Industriais, divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta sexta-feira (6). O relatório mostrou que o número de postos de trabalho do setor caiu 0,4% entre março e abril, algo que não ocorria desde setembro de 2023.

Apesar do resultado, A CNI destacou que o emprego industrial ainda acumula alta de 0,7% entre janeiro e abril, na comparação com os últimos quatro meses de 2024. Em relação a janeiro e abril do ano passado, a alta é de 2,6%.

Leia também: Produção industrial registra 0,1% em abril, abaixo das expectativas

O gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, disse em nota que o indicador de medição do emprego costuma reagir de forma lenta e gradual ao cenário econômico. Por isso, uma queda mensal de 0,4% é bastante significativa e reflete uma desaceleração da indústria.

“Por causa do aumento da demanda por bens industriais, a produção cresceu e, com isso, o emprego aumentou durante um longo período. Cresceu por 17 meses, parou de crescer em março e caiu em abril. Isso se deve à queda da demanda e da atividade industrial nos últimos meses”, explicou.

Os outros indicadores ligados ao mercado de trabalho industrial cresceram de forma expressiva em abril, de acordo com a CNI. A massa salarial real subiu 4,4% — desempenho suficiente para reverter as quedas registradas em fevereiro e em março, de 0,3% e 2,5%. Ainda assim, a massa salarial acumula queda de 1,3% no primeiro quadrimestre de 2025, frente ao último quadrimestre de 2024.

Já o rendimento médio dos trabalhadores da indústria – que inclui salário, participação nos lucros e indenizações – aumentou 5% na passagem de março para abril. O resultado reverte a maior parte da queda do indicador observada nos primeiros meses do ano, mas o rendimento médio continua 2,5% abaixo do patamar do fim do ano passado.

Leia também: CNI vê desaceleração mais forte da economia e reduz estimativa para o PIB

Faturamento e capacidade instalada

Após quatro meses no mesmo patamar, a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) industrial caiu 0,6 ponto percentual e foi a 77,9% em abril. A UCI média de janeiro a abril é 0,6 ponto percentual inferior à média observada nos quatro meses anteriores.

“A queda da UCI foi significativa e é mais um fator que indica a desaceleração da indústria, que já conseguíamos ver no faturamento e nas horas trabalhadas na produção”, explicou Azevedo.

O faturamento real da indústria encolheu 0,8% em abril, mostrou a pesquisa. Foi a segunda queda consecutiva do indicador, que já havia recuado 2,1% em março. Apesar dos resultados negativos, o faturamento do setor fechou o primeiro quadrimestre do ano com alta de 2,4%, na comparação com os últimos quatro meses de 2024.

Em abril, as horas trabalhadas na produção foram praticamente iguais às de março. O indicador recuou 0,3%. Entre janeiro e abril, o indicador acumula alta de 0,9% ante o período que foi de setembro a dezembro do ano passado.

The post Emprego industrial cai pela primeira vez em 18 meses em abril, revela CNI appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

4 de fevereiro de 2026

Inflação do Carnaval sobe acima do IPCA e preços ficam 80% mais caros em 10 anos


Read more
4 de fevereiro de 2026

ONS calcula custo operacional de até R$4.870/MWh nesta quarta-feira com alta de temperaturas


Read more
4 de fevereiro de 2026

EUA recebem países para negociações com objetivo de enfraquecer domínio da China sobre minerais críticos


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress