• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
S&P Global prevê redução no plantio de milho dos EUA em 2026 e aumento na soja
19 de novembro de 2025
Banco Central dos EUA dividido adota postura cautelosa com inflação, mostra ata
19 de novembro de 2025
Published by on 19 de novembro de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

A pandemia derrubou o número de pessoas disponíveis para o mercado de trabalho, patamar que não foi recuperado nos anos seguintes. De acordo com o Relatório de Acompanhamento Fiscal (RAF), da Instituição Fiscal Independente (IFI), isso tem impacto direto no Produto Interno Bruto (PIB) potencial do país e pode explicar como o mercado de trabalho segue aquecido, mesmo sob uma política monetária contracionista de juros altos.

De acordo com relatório, divulgado nesta quarta-feira (19), “uma taxa de participação menor reduz o PIB potencial e introduz mais um desafio para a construção de um horizonte de acelerado crescimento sustentado”.

Leia também: Taxa de desemprego repete mínima histórica. Atingimos o piso ou dá para melhorar?

Taxa de participação

A taxa de participação teve expansão entre 2012 e 2019, com recuperação gradual até o final de 2021. Desde então, o nível está se mantendo estável, mas abaixo do patamar pré-pandemia.

A IFI destaca que alguns estudos associam a menor taxa de participação ao envelhecimento da população, a questões de saúde e a fatores ligados aos benefícios sociais.

Fatores estruturais: envelhecimento e saúde

De acordo com o documento, a proporção de inativos por idade avançada subiu de 24,4% (média 2015-2019) para 26,7% (média 2022-2025), enquanto a inatividade por saúde passou de 16,5% para 18,5% no mesmo período, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua.

Segundo o Banco Central, em estudo citado no relatório, as mudanças na estrutura etária do país explicam metade do recuo da taxa de participação. O mesmo estudo do BC afirma que o outro efeito se deve à expansão dos benefícios sociais.

(Imagem: IFI)

‘Fuga da precariedade’

A PNAD do IBGE não tem uma categoria específica para identificar se a inatividade está associada aos benefícios sociais, como pode ser mensurado na questão da idade e de saúde. “Assim, eventuais efeitos dos programas de transferência podem aparecer de forma difusa entre os motivos declarados — possivelmente em “opção pessoal”, “cuidados/afazeres” ou “outros motivos” —, o que limita a capacidade de mensurar diretamente esse canal”, diz o relatório.

Considerando a variável “outros motivos”, a evolução do indicador foi de 5,0% (média 2015-2019) para 5,8% (média 2022-2025).

Outros dados apontados no relatório indicam que, entre 2012 e 2019, o Bolsa Família tinha 13,7 milhões de famílias beneficiárias, em média, número que evoluiu para 19 milhões em setembro de 2025. No mesmo período, o valor médio do benefício passou de R$ 166 para cerca de R$ 680 em 2025, destaca a IFI.

(Imagem:IFI)

O relatório também destaca o efeito da “fuga da precariedade”, que os programas sociais possibilitaram à parte da população, e não a um desincentivo ao trabalho. Assim, ao receber benefícios que garantam a subsistência, a população mais pobre não precisa se submeter a trabalhos precários e degradantes. 

A IFI ressalta que, se a taxa de participação tivesse retornado à média de 2012-2019, mantendo o nível de ocupação atual, a taxa de desemprego seria próxima de 8,8%. Atualmente, ela está em 5,6%.

O documento finaliza apontando que diagnosticar esses fatores é essencial para mitigar perdas de capacidade produtiva, sugerindo foco em políticas de saúde e prevenção de incapacidades.

The post Envelhecimento, benefício social e saúde reduzem a força de trabalho e limitam PIB appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

4 de fevereiro de 2026

Risco climático ganhará peso crescente na classificação soberana, diz Fitch


Read more
4 de fevereiro de 2026

CNI aponta juros como responsáveis por desaceleração da indústria


Read more
3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress