• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
BC: Estoque total de crédito sobe 0,9% em outubro ante setembro, para R$ 6,914 tri
26 de novembro de 2025
Preço mais baixo do jantar de Ação de Graças entra na propaganda do governo Trump
26 de novembro de 2025
Published by on 26 de novembro de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

Os países devem agir agora para evitar que a desaceleração do crescimento populacional cause estragos em suas perspectivas econômicas de longo prazo, afirmou o Banco Europeu para Reconstrução e Desenvolvimento em um relatório anual nesta terça-feira (25).

O relatório afirma que o envelhecimento da população já começou a prejudicar o crescimento econômico em algumas nações – e que, na Europa emergente, a queda na proporção de pessoas em idade ativa deverá reduzir a expansão anual do PIB per capita em uma média de quase 0,4 ponto percentual por ano entre 2024 e 2050.

‘Já hoje, a demografia está corroendo o crescimento dos padrões de vida e será um obstáculo para o crescimento do PIB no futuro’, disse à Reuters a economista-chefe do banco, Beata Javorcik.

Segundo ela, os países pós-comunistas ‘estão envelhecendo antes de enriquecer’, com idade média de 37 anos no momento em que o PIB médio per capita atinge US$ 10 mil. Esse foi um quarto do valor registrado quando a idade média atingiu esse nível nas economias avançadas na década de 1990.

O relatório apontou uma série de fatores que impulsionam a queda na taxa de natalidade, desde mudanças nas normas sociais até a redução dos ganhos na carreira das mulheres por terem um bebê.

Mas, embora quase todas as nações do banco de desenvolvimento tenham pelo menos alguns incentivos para aumentar a taxa de natalidade, Javorcik disse que essas medidas não produziram uma mudança significativa e sustentada em nenhum país.

A migração no nível necessário para neutralizar a queda de nascimentos não é politicamente palatável na maioria dos lugares, segundo o relatório, e a maioria dos cidadãos é ‘ambivalente’ em relação ao aumento do uso de IA para melhorar a produtividade.

A maior alavanca, segundo Javorcik, são as pessoas que trabalham por mais tempo – o que também exigiria algum retreinamento e, possivelmente, mudanças nos esquemas de aposentadoria.

‘O que precisamos é ter uma conversa adulta com os eleitores sobre a situação atual, porque as pessoas tendem a subestimar o significado das tendências demográficas’, disse ela.

‘Precisamos informar – em especial – os eleitores mais jovens, porque são eles que vão carregar o peso dos regimes de previdência por repartição’.

The post Envelhecimento da população é “bomba-relógio” para crescimento do PIB, diz relatório appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

4 de fevereiro de 2026

Calendário do Pé-de-Meia fevereiro 2026: veja quando o governo paga os incentivos do ensino médio


Read more
4 de fevereiro de 2026

Calendário Gás do Povo fevereiro 2026: botijão passa a ser gratuito e governo amplia acesso ao gás de cozinha


Read more
4 de fevereiro de 2026

Por que o mercado projeta inflação abaixo de 4% em 2026? Veja 4 alívios e 4 alertas


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress