O Departamento de Comércio dos EUA impôs tarifas antidumping preliminares de 93,5% sobre as importações chinesas de grafite, um componente-chave para baterias, após concluir que os materiais foram subsidiados de forma injusta.
Uma associação comercial que representa os produtores americanos de grafite apresentou em dezembro petições a duas agências federais, solicitando investigações sobre possíveis violações das leis antidumping por empresas chinesas. As novas tarifas se somarão às taxas já existentes, elevando a tarifa efetiva para 160%, segundo o American Active Anode Material Producers, grupo comercial que apresentou a queixa.
A tarifa antidumping sobre o grafite deve aumentar as tensões na cadeia global de suprimentos de veículos elétricos, que já enfrenta controles de exportação de alguns minerais críticos e tecnologia de baterias por parte de Pequim. As ações de fornecedores de baterias caíram, enquanto os produtores norte-americanos de grafite dispararam.
“A determinação do Departamento de Comércio prova que a China está vendendo AAM (Active Anode Material) abaixo do valor justo no mercado doméstico”, disse Erik Olson, porta-voz do grupo de produtores de ânodos, em comunicado.
A tarifa será um golpe para os fabricantes de baterias, afirmou Sam Adham, chefe de materiais para baterias da consultoria CRU Group. Uma tarifa de 160% equivale a um custo adicional de US$ 7 por quilowatt-hora para uma célula média de bateria de veículo elétrico, ou um quinto dos créditos fiscais para fabricação de baterias previstos no Inflation Reduction Act e mantidos no orçamento do presidente Trump, explicou.
“Isso basicamente elimina os lucros por um ou dois trimestres inteiros para os fabricantes coreanos de baterias”, disse Adham.
A Tesla e seu principal fornecedor de baterias, a japonesa Panasonic, estavam entre as empresas que tentaram bloquear as novas tarifas, argumentando que dependem das importações chinesas de grafite porque a indústria doméstica ainda não se desenvolveu o suficiente para atender aos padrões de qualidade e volume exigidos pela montadora. As ações da Tesla caíram até 0,7% na quinta-feira.
O grafite é uma matéria-prima essencial para a fabricação dos ânodos das baterias, e quase 180 mil toneladas métricas de produtos de grafite foram importadas pelos EUA no ano passado, com cerca de dois terços dessas entregas vindas da China, segundo a BloombergNEF.
A China domina a capacidade de processamento do grafite, com a Agência Internacional de Energia (IEA) classificando o material como um dos mais expostos a riscos potenciais de fornecimento e “exigindo esforços urgentes para diversificação”, conforme relatório de maio.
Espera-se que o grafite continue sendo o material de ânodo mais comum para todos os tipos de baterias de íon-lítio no médio prazo, segundo a IEA, com o silício apenas começando a ganhar participação de mercado a partir de 2030.
O Departamento de Comércio emitiu a determinação preliminar afirmando as tarifas antidumping em um documento na quinta-feira, e disse que a decisão final deve ser anunciada até 5 de dezembro.
A decisão sobre a tarifa “fornece a clareza política e sinais de mercado necessários para acelerar a produção doméstica de grafite”, disse Jon Jacobs, diretor comercial da Westwater Resources, que está construindo uma planta de grafite no Alabama. A Westwater, que tem acordos com a Stellantis, dona da Jeep, e a sul-coreana SK On, atualmente opera uma linha piloto produzindo 12.500 toneladas métricas de grafite por ano. A empresa planeja expandir a capacidade para 50 mil toneladas anuais até 2028, disse Jacobs.
As ações da Westwater subiram 15% na quinta-feira. As canadenses Nouveau Monde Graphite e Northern Graphite também dispararam com a notícia da tarifa.
A determinação da taxa antidumping “pode impactar a estrutura de custos para fornecedores de baterias” como Fluence Energy e Enphase Energy, disseram analistas da Roth Capital Partners em nota na quarta-feira. As ações da Fluence fecharam em queda de 0,4%, enquanto a Enphase caiu 0,7%.
Tarifas adicionais sobre baterias aumentarão as pressões enfrentadas pela indústria de energia renovável. Embora o armazenamento de energia tenha mantido incentivos fiscais importantes no orçamento do presidente Donald Trump, as regras do Departamento do Tesouro que restringem o uso de células chinesas complicam a conformidade para muitos desenvolvedores. Riscos e custos na cadeia de suprimentos vão desacelerar o ritmo de crescimento do armazenamento na rede elétrica dos EUA, segundo a Wood Mackenzie.
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