• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Gasolina recua em 20 estados em agosto, enquanto etanol e diesel ficam mais caros
1 de setembro de 2025
Trump diz que Índia oferece cortes tarifários após EUA dobrarem taxas sobre petróleo russo
1 de setembro de 2025
Published by on 1 de setembro de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

O presidente do Conselho Europeu, António Costa, afirmou nesta segunda-feira que a União Europeia (UE) não abrirá mão da sua autonomia frente a parceiros estratégicos, incluindo os Estados Unidos. “Os nossos parceiros, incluindo os EUA, devem saber que a UE sempre defenderá sua soberania, seus cidadãos, suas empresas e seus valores. A diplomacia nunca deve ser confundida com complacência”, declarou.

Em discurso durante abertura de evento na Eslovênia, Costa afirmou que a decisão europeia de não retaliar o acordo comercial firmado com Washington, apesar da insatisfação interna, foi motivada por prudência estratégica. “Neste momento, escolhemos a diplomacia em vez da escalada. Estabilizar as relações transatlânticas e garantir o engajamento dos EUA na segurança da Ucrânia tem sido uma prioridade”, afirmou, acrescentando que não foi a UE que iniciou uma “guerra comercial”, em referência às tarifas aplicadas pelo presidente norte-americano, Donald Trump.

Costa ressaltou que “a Europa não recua, a Europa se envolve”, apontando o apoio de mais de 170 bilhões de euros a Kiev como prova do papel “indispensável” da UE diante da agressão russa.

Leia também

Trump apoia plano para transformar Gaza em resort turístico, diz jornal

Proposta circula entre aliados do ex-presidente e inclui administração americana por 10 anos, realocação da população e reconstrução com capital privado

Trump após boatos sobre saúde: “nunca me senti melhor”

Presidente reage em rede social depois de rumores do fim de semana sobre seu estado físico

Ele também condenou a crise humanitária em Gaza, classificando como “chocante e inaceitável” o sofrimento civil, especialmente entre crianças, e reiterou que “o direito à autodefesa não justifica a destruição indiscriminada de infraestrutura civil nem a punição coletiva de uma população inteira”.

O líder europeu defendeu maior investimento em defesa, parcerias comerciais além dos EUA, como com Mercosul, México e Índia, e avanço no processo de ampliação do bloco. “Não podemos mais depender apenas dos nossos aliados diante das ameaças. Temos de assumir maior responsabilidade pelo nosso próprio destino”, disse.

Para ele, a UE deve tornar-se “mais autônoma, mais resiliente e mais soberana”.

The post EUA e parceiros devem saber que UE sempre defenderá soberania, diz dirigente europeu appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

4 de fevereiro de 2026

Santander (SANB11) e Itaú Unibanco (ITUB4) na lupa do mercado; o que esperar do Ibovespa hoje (4)


Read more
4 de fevereiro de 2026

Lotofácil 3604 faz um novo milionário; Mega-Sena encalha e prêmio vai a R$ 144 milhões


Read more
4 de fevereiro de 2026

Ações de software despencam; Alphabet divulga resultados; ouro sobe – o que está movendo os mercados


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress