(Reuters) – A ex-comissária do Bureau of Labor Statistics (BLS), Erika McEntarfer, em seus primeiros comentários desde que foi demitida no mês passado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira que demitir o principal estatístico do governo é um “passo perigoso” com consequências econômicas.
Trump demitiu McEntarfer, nomeada para o cargo pelo ex-presidente Joe Biden, em 1º de agosto, horas depois que o BLS divulgou um dado de crescimento de emprego muito mais fraco do que o esperado para julho e emitiu uma revisão historicamente grande dos números de maio e junho.
Ao anunciar a demissão, Trump acusou McEntarfer, sem provas, de manipular os dados de emprego para fins políticos.
“Demitir sua chefe de estatística é um passo perigoso… Isso tem sérias consequências econômicas”, mostraram relatos da mídia sobre os comentários de McEntarfer em um evento em uma universidade.
Confira o que a análise técnica aponta para o mini-índice hoje (17 de setembro)
Especialistas alertam que o tom das declarações do Fed e do Copom pode movimentar bolsas, commodities e o fluxo de capital estrangeiro
“A lista de países que seguiram esse caminho não é boa: Argentina, Grécia, Turquia. A consequente perda de confiança nas estatísticas econômicas levou esses países a crises econômicas cada vez piores, inflação mais alta e custos de empréstimos mais elevados”, disse McEntarfer.
“Se seguirmos um caminho semelhante, todos os norte-americanos sofrerão as consequências.”
Trump nomeou E.J. Antoni, economista-chefe do think tank conservador The Heritage Foundation, para substituir McEntarfer.
Na semana passada, os dados do BLS mostraram que a economia dos EUA provavelmente criou 911.000 empregos a menos nos 12 meses até março do que o estimado anteriormente.
Como todos os órgãos do governo, o BLS tem sido gravemente afetado pelas demissões, aposentadorias antecipadas e congelamento de contratações do governo Trump, parte de uma campanha sem precedentes da Casa Branca para reduzir drasticamente o tamanho do governo.
O BLS, cuja força de trabalho se estima que tenha sido reduzida em cerca de 15%, suspendeu a coleta de dados de partes da cesta do índice de preços ao consumidor em algumas áreas do país.
The post Ex-chefe de agência de estatísticas: demissão por Trump é “passo perigoso” a economia appeared first on InfoMoney.