• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Banco do Japão melhora avaliação para 4 de 9 economias regionais do país
12 de janeiro de 2023
PPI da China cai 0,7% em dezembro ante dezembro de 2021, mais que o esperado
12 de janeiro de 2023
Published by on 12 de janeiro de 2023
Categories
  • Sem categoria
Tags

A piora nas expectativas de inflação na Zona do Euro – que foi contínua nos últimos 12 meses – foi interrompida em novembro, segundo a última pesquisa de expectativa do consumidor (CES, na sigla em inglês) divulgada nesta quinta-feira (12) pelo Banco Central Europeu.

A taxa média de inflação atual percebida pelos entrevistados permaneceu nos mesmos 9,9% do levantamento anterior, enquanto a mediana das expectativas para os próximos 12 meses recuou de 5,4% para 5,0%, e a inflação esperada para três anos à frente recuou de 3,0% para 2,9%.

Segundo o BCE, as percepções e expectativas de inflação ficaram estreitamente alinhadas entre os grupos de renda, mas os entrevistados mais jovens (de 18 a 34 anos) continuaram relatando percepções e expectativas de inflação mais baixas do que os entrevistados mais velhos (de 55 a 70 anos).

• Onde Investir 2023: evento gratuito traz os melhores especialistas e as melhores estratégias para turbinar seus investimentos. Inscreva-se agora!

Ainda segundo a pesquisa, os consumidores esperavam em novembro que sua renda nominal crescesse 0,9% nos próximos 12 meses, ante 0,7% em outubro. Pela primeira vez desde meados de 2021, as expectativas de crescimento dos gastos nominais nos próximos 12 meses caíram – de 4,7% para 4,3%. A percepção de crescimento dos gastos nominais nos últimos 12 meses permaneceu inalterada em 6,3%.

As expectativas de crescimento econômico para os próximos 12 meses também melhoraram, embora permaneçam no campo negativo: passaram de -2,6% em outubro para -2,0% em novembro.

Em linha com as expectativas mais elevadas para o crescimento econômico, as expectativas para a taxa de desemprego 12 meses à frente recuaram para 12,4% em novembro, ante 12,5% em outubro. Os consumidores continuaram esperando que a taxa de desemprego futura seja maior do que a taxa de desemprego atual percebida (11,8%). As taxas de desemprego esperadas e percebidas foram mais altas para os entrevistados de renda mais baixa.

Os consumidores esperavam em novembro que o crescimento do preço de suas casas nos próximos 12 meses permanecesse razoavelmente estável, em 3,1%. As expectativas para as taxas de juros hipotecárias 12 meses à frente aumentaram novamente, para 4,8%, 1,5 ponto percentual acima do início de 2022.

O Consumer Expectations Survey (CES) é uma pesquisa online mensal com cerca de 14.000 consumidores adultos de seis países da área do euro: Bélgica, Alemanha, Espanha, França, Itália e Holanda. Os resultados são utilizados para análise de políticas e complementam outras fontes de dados utilizadas pelo BCE.

The post Expectativas de inflação e renda melhoram na Zona do Euro, diz BCE appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

4 de fevereiro de 2026

Risco climático ganhará peso crescente na classificação soberana, diz Fitch


Read more
4 de fevereiro de 2026

CNI aponta juros como responsáveis por desaceleração da indústria


Read more
3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress