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Exportação de café brasileiro aos EUA via terceiros não é uma opção, diz Cecafé

São Paulo (Reuters) – Reexportar café brasileiro por meio de outros países não é uma alternativa sólida para contornar as tarifas norte-americanas, enquanto a indústria de café solúvel do país viu uma queda significativa nas vendas para os Estados Unidos, disseram líderes do setor nesta terça-feira (9).

O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café, enquanto os Estados Unidos são os principais consumidores. O presidente dos EUA, Donald Trump, impôs uma taxa de 50% sobre muitos produtos brasileiros, incluindo o café, que entrou em vigor em 6 de agosto.

“Não vemos essa possibilidade [a reexportação]. Isso foi algo que já foi ventilado desde o início”, disse Márcio Ferreira, presidente do Conselho dos Exportadores de Café (Cecafé), a jornalistas.

Embora alguns produtos acabados sejam exportados de outros países para os Estados Unidos, o envio de grãos crus via terceiros seria “muito fácil para o governo americano detectar”, disse Ferreira.

Leia também: Isenção ou tarifa de 10%: exportadores de café pressionam EUA por novas alíquotas

Queda forte em agosto

As tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros atingiram duramente a indústria de café solúvel do país, disse Aguinaldo Lima, diretor executivo da Abics, organização que representa os produtores de café solúvel do Brasil.

De acordo com dados da Abics, as exportações brasileiras de café solúvel para os Estados Unidos em agosto caíram 59,9%, para 24.460 sacas de 60 quilos, ante as 65.914 sacas exportadas no mesmo mês do ano passado.

“Isso é prejudicial não apenas para nossas indústrias, mas também para nossos parceiros comerciais nos Estados Unidos”, disse Lima.

Leia mais: The AgriBiz: O peso do tarifaço – exportações de café aos EUA caíram 55% em agosto

Desde que as tarifas dos EUA entraram em vigor, a Organização Internacional do Café (OIC) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) alertaram que as tarifas poderiam elevar os preços globais.

Como o Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo, isso pode começar a impactar a inflação interna, disse Célirio Inácio, diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).

“O café está ficando mais caro para os consumidores novamente, e isso está causando reclamações dos consumidores e contribuirá diretamente para a inflação aqui no Brasil”, disse Inácio

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