• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
ONU: projeção econômica global é incerta, com desafios fiscais e tensão geopolítica
8 de janeiro de 2026
IPCA deve fechar 2025 dentro da meta do Banco Central; veja o que esperar
8 de janeiro de 2026
Published by on 8 de janeiro de 2026
Categories
  • Sem categoria
Tags

São Paulo (Reuters) – As exportações brasileiras de soja devem atingir 2,40 milhões de toneladas em janeiro, nível que se igualaria ao recorde histórico registrado em 2024, de acordo com dados da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) publicados nesta quinta-feira (8).

O volume, previsto com base na programação de navios nos portos, representa mais que o dobro do total de 1,12 milhão de toneladas registrado no mesmo mês do ano passado, segundo a Anec.

Em momento em que o Brasil está apenas começando a colheita da nova safra, os embarques mais volumosos em janeiro acontecem após chuvas atrasarem exportações previstas para dezembro, segundo avaliação da Anec.

Além disso, o maior produtor e exportador global de soja terminou o ano passado com maiores estoques após uma produção recorde, segundo dados de outra associação do setor, a Abiove, que apontava quase 7 milhões de toneladas.

Em 2024, o Brasil exportou 2,4 milhões de toneladas em janeiro, enquanto em 2023 os embarques ficaram abaixo de 1 milhão de toneladas.

Leia também: Exportação de soja do Brasil para China deve cair 10 mi t em 2026, avalia Anec

As projeções de exportações são atualizadas pela Anec semanalmente ao longo do mês, o que implica possíveis revisões na projeção atual, que podem ocorrer em geral por atrasos nos embarques, no caso de condições climáticas adversas.

Mas o país tem capacidade de sobra para exportar mais — janeiro costuma ser um mês de menores embarques. Na máxima mensal de 2025, a exportação de soja atingiu 15,7 milhões de toneladas em março.

À Reuters, a Anec afirmou que o “lineup” de navios se altera “muito” até o final do mês, destacando que o volume pode superar a máxima de 2024. “Capacidade para isso, temos”, disse.

As expectativas da Anec são de um novo aumento nas exportações de soja do Brasil em 2026, mesmo considerando que a China passe a comprar mais a oleaginosa dos Estados Unidos após a trégua comercial entre os países, diante da perspectiva de outra safra volumosa.

A associação de tradings projeta 112 milhões de toneladas, ante 108,68 milhões em 2025, com maiores vendas a outros mercados além da China, conforme antecipou a Anec na véspera à Reuters.

Leia também: Marcos Rubin: ‘Tarifaço de Trump favoreceu muito a soja brasileira’

Milho e farelo

Por outro lado, as exportações de milho deverão cair este mês para 2,85 milhões de toneladas, contra 3,19 milhões de toneladas observadas em janeiro de 2025.

Já as exportações de farelo de soja do Brasil devem alcançar 1,64 milhão de toneladas no primeiro mês de 2026, praticamente o mesmo volume registrado um ano antes.

No ano, as exportações de farelo de soja também serão recordes, com a Anec estimando 24 milhões de toneladas, versus máxima anterior de 23 milhões de toneladas em 2025.

A exportação de milho ficaria em 44 milhões de toneladas em 2026, disse Mendes, contra 41,59 milhões em 2025, segundo números da Anec. O total ainda ficaria abaixo do recorde de 2023, de 55,67 milhões de toneladas.

O Brasil também é um dos maiores exportadores de milho e farelo de soja.

The post Exportação de soja do Brasil em janeiro pode igualar recorde de 2024, indica Anec appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress