• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
EUA preparam declaração de emergência para justificar tarifa de Trump contra o Brasil
25 de julho de 2025
Premiê britânico diz que reconhecimento do Estado palestino deve fazer parte de plano de paz mais amplo
25 de julho de 2025
Published by on 25 de julho de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

A ameaça tarifária de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, segue preocupando o setor produtivo do Brasil. No agronegócio, os Fiagros — Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais — e títulos como os Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs), podem ser impactados.

Segundo o advogado Marcelo Winter, sócio da VBSO e especialista em Direito do Agronegócio, o risco jurídico de contratos atrelados ao comércio exterior tende a crescer em um ambiente de incerteza internacional.

“Se uma tarifa dessa magnitude for implementada, as empresas exportadoras terão sua margem comprimida, o que pode levar a reestruturações contratuais, inadimplência ou até judicializações”, diz.

LEIA MAIS: Super Quarta no radar – saiba o que esperar das decisões de juros no Brasil e nos Estados Unidos e como investir a partir de agora 

O reflexo direto disso pode ser sentido nos CRAs, ativos usados para financiar produtores e empresas do setor com base em contratos futuros ou recebíveis.

“Esses papéis são lastreados em fluxos que dependem da entrega e pagamento de mercadorias. Qualquer ruptura na cadeia — seja por queda nas exportações ou revisão de contratos — pode impactar a capacidade de pagamento dos emissores e, portanto, a segurança jurídica desses instrumentos”, afirma Winter.

Como consequência, os Fiagros — fundos que investem majoritariamente em CRAs — também entram no radar. Segundo o especialista, muitos deles estão fortemente expostos a papéis de empresas exportadoras, ou que dependem da estabilidade do comércio internacional.

Para Winter, um choque externo, como o aumento de tarifas, pode alterar a precificação dos ativos e travar novas emissões.

Pensando no investidor, a recomendação é acompanhar de perto a origem dos recebíveis que compõem os CRAs dos fundos em carteira.

“É importante verificar se os fluxos estão atrelados a contratos de exportação ou a setores mais expostos ao comércio internacional. Essa análise ajuda a calibrar o risco e tomar decisões mais informadas”, afirma Winter.

Prazo para tarifas vai se aproximando

Vale ressaltar que o governo brasileiro ainda tenta chegar a um acordo para adiar ou reduzir a tarifa proposta por Trump. Na situação atual, a partir do dia 1º de agosto, todos os produtos brasileiros exportados para os EUA serão taxados em 50%.

O jurista destaca que não há qualquer motivação econômica que justifique a tarifa aplicada ao Brasil e a questão é mais complicada por envolver questões políticas. Trump fez menções de defesa ao ex-presidente Jair Bolsonaro, réu por tentativa de golpe de estado.

Apesar do momento conturbado, Winter acredita na possibilidade de sucesso das negociações. “Há espaço para uma solução diplomática. O Brasil tem um histórico de diálogo aberto com os EUA e argumentos jurídicos e comerciais sólidos para mostrar que a tarifa é injustificada.”

Segundo o advogado, o cenário eleitoral americano também pode favorecer algum recuo, já que medidas como essa podem encarecer produtos e afetar o próprio consumidor norte-americano.

SAIBA MAIS: Guia gratuito do BTG sobre a temporada de balanços – saiba os destaques das maiores empresas da bolsa no 2º tri de 2025

Share
0

Related posts

4 de fevereiro de 2026

Risco climático ganhará peso crescente na classificação soberana, diz Fitch


Read more
4 de fevereiro de 2026

CNI aponta juros como responsáveis por desaceleração da indústria


Read more
3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress