Avaliado em US$ 121,2 milhões, o Flamengo é o clube mais valioso do futebol brasileiro, segundo a nova edição do relatório da Brand Finance, consultoria britânica especializada em avaliação de marcas.
Entre o levantamento do ano passado e o atual, a valorização do rubro-negro cresceu 21%, suficiente para colocar o Brasil no ranking dos 50 times mais valiosos do mundo, ocupando a 44ª posição. O Real Madrid e o Barcelona seguem como as marcas de clubes de futebol mais valiosas e fortes do planeta. O valor de marca do Real Madrid cresceu 19%, alcançando US$ 2,1 bilhões, enquanto o do Barcelona aumentou 16%, chegando a US$ 1,9 bilhão.
No cenário nacional, clubes brasileiros que antes estavam fora do radar global passaram a ser notados após a participação no Mundial de Clubes da Fifa. A marca Botafogo, por exemplo, cresceu 96%, chegando a US$ 24,5 milhões, enquanto o Fluminense vale US$ 30,6 milhões, de acordo com a metodologia da Brand Finance, que avalia indicadores como valor de patrocínio, títulos conquistados, audiência em mídias digitais e em meios tradicionais, como televisão.
A nota negativa do levantamento fica por conta do Palmeiras, que, além de voltar “sem mundial”, teve queda de 12% no valor da marca, agora em US$ 74,9 milhões. Já o Cruzeiro, mesmo sem participar do torneio nos Estados Unidos, aumentou o valor da marca em 28%, para US$ 17,4 milhões, entrando para o top 10 das marcas mais valiosas do futebol brasileiro.
Inflação de bets
A intensa disputa entre casas de apostas online para estampar suas marcas nas camisas dos principais clubes brasileiros também elevou o valor investido em patrocínios. Segundo a Brand Finance, o investimento total das bets soma US$ 197 milhões, sendo que US$ 175 milhões, ou R$ 1 bilhão, correspondem a patrocinadores master — aqueles que estampam o peito da camisa. Dos 20 times que disputam a Série A, apenas Red Bull Bragantino e Mirassol não têm bets como patrocinadores master.
O furor das bets resultou em contratos recordes para Flamengo e Corinthians, com alta de 21% e 50% no valor de suas marcas, respectivamente. O time de Arrascaeta e companhia está avaliado em US$ 1,2 bilhão, enquanto a equipe de Rodrigo Garro chega a US$ 73,5 milhões. Apesar dos números, pesquisa da Brand Finance mostra que 61% dos torcedores brasileiros já apostaram em futebol e 69% têm entre 18 e 25 anos. Porém, quando questionados sobre a aceitação de patrocínios de apostas, 59% responderam que “Concordam Totalmente” ou “Concordam” que os clubes deveriam rejeitá-los.