• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Cortes de Musk no governo dos EUA até momento baseiam-se mais em ideologia do que em redução de gastos
12 de fevereiro de 2025
Inflação deve se manter em um ‘patamar desconfortável’, diz Galípolo
12 de fevereiro de 2025
Published by on 12 de fevereiro de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

(Reuters) – O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, disse nesta quarta-feira que ainda há muita incerteza sobre as tarifas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mas acrescentou que a autarquia tem ouvido que o Brasil poderia sofrer impacto menor devido à sua inserção menor na correlação com os EUA.

Falando em seminário sobre política monetária promovido pelo Instituto de Estudos de Política Econômica/Casa das Garças (IEPE/CdG), no Rio de Janeiro, Galípolo ainda afirmou que o receio pelo “choque de tarifas” promovido por Trump desde sua vitória eleitoral mudou o cenário que o BC tem assistido.

“Curiosamente, parece que ao longo de 2025 temos ouvido mais a ideia de que pelo fato de o Brasil não de inseriu tão bem do ponto de vista da correlação com a economia norte-americana, talvez o Brasil sofra menos no caso de uma tarifa”, disse.

Leia também

“É preciso dar tempo a Galípolo”, diz Lula sobre taxa de juros

Lula afirma que elevado custo de vida “preocupa” o governo

Em sua última decisão de política monetária, em meio às promessas de ampliação de tarifas nos EUA, o BC incluiu entre os riscos de baixa para a inflação a chance de um cenário menos inflacionário para países emergentes decorrente de choques sobre o comércio internacional e sobre as condições financeiras globais.

Na apresentação, Galípolo disse que as incertezas globais aumentaram e apontou que é missão do BC do Brasil trabalhar em defesa de uma nova globalização, contra um projeto “que está aí” de desglobalização.

Para o presidente do BC, além do tema das tarifas, BCs acompanham com a tenção a alta da dívida pública dos países, o que coloca pressão em taxas de juros e produz impacto sobre economias emergentes.

 

The post Galípolo: há incerteza sobre tarifa de Trump, mas impacto no Brasil poderia ser menor appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

4 de fevereiro de 2026

Nobel de Economia dá receita para a América Latina crescer; veja o que ele propõe


Read more
4 de fevereiro de 2026

PMI: Setor de serviço do Brasil perde força em janeiro com fraqueza de novos negócios


Read more
4 de fevereiro de 2026

ADP: EUA criam 22 mil vagas no setor privado em janeiro e decepcionam projeções


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress