Consultoria Empresarial
+ 10 Anos de Experiência
Contabilidade Fiscal
Contabilidade Tributária
Consultoria Empresarial
Consultoria Tributária
Serviços de Contabilidade
Assessoria e Planejamento Tributário

Galípolo: PEC da autonomia financeira do BC é “essencial” para entregas como o Pix

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, defendeu nesta quarta-feira (6), que é “essencial” aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 65, que garante a autonomia financeira e orçamentária à autarquia. Sem isso, o BC pode se tornar “vítima das próprias entregas”, por causa do custo de manutenção do Pix, por exemplo.

“É essencial que a gente consiga avançar nessas agendas para que o Banco Central não sofra com, e seja vítima, das próprias entregas que ele fez”, disse o banqueiro central, na abertura da Blockchain Rio, no Rio de Janeiro. “Vou pontuar efetivamente o caso da PEC, que permite ao Banco Central ter recursos para que ele possa manter o Pix na condição que ele tem hoje.”

Leia também

O maior roubo a banco da história: assalto de R$ 165 milhões ao BC completa 20 anos

Crime sem tiros e com engenharia de ponta mobilizou mais de 120 pessoas, espalhou dinheiro por todo o país e, duas décadas depois, ainda desafia a Justiça

Pix é estratégico para o Brasil e precisa ficar sob gestão do BC, diz Galípolo

O Pix é mencionado em investigação dos Estados Unidos sobre o Brasil aberta sob justificativa de avaliar medidas comerciais injustas, discriminatórias ou restritivas ao país norte-americano

Galípolo vem defendendo a necessidade de “atualizar o arcabouço institucional” do BC, mas não costuma citar a PEC nominalmente. O texto está parado desde o ano passado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O relator, senador Plínio Valério (PSDB-AM), aguarda que a autoridade monetária envie sugestões à medida, para que ela possa ser votada.

O presidente do BC explicou que o gasto com tecnologia, hoje, está caminhando para atingir metade do orçamento da autarquia. Ele ponderou que até 70% do valor investido para gerar inovação – por exemplo, com a agenda evolutiva do Pix – continua sendo gasto depois, para dar manutenção aos sistemas. E negou que a aprovação da PEC possa levar a qualquer consequência negativa.

“Se inventa todo tipo de versão e narrativa maluca, quando, na verdade, o que a gente enxerga é o contrário: a gente precisa seguir avançando e garantir ao Banco Central que ele tenha um arcabouço legal, institucional, financeiro e orçamentário, para que ele possa suportar as inovações que ele produziu no sistema, e consiga continuar entregando o nível de excelência que ele entrega nos serviços para a população”, disse. “Senão, a gente vai ter o orçamento do Banco Central espremido.”

The post Galípolo: PEC da autonomia financeira do BC é “essencial” para entregas como o Pix appeared first on InfoMoney.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso trabalho é fazer o melhor por você e sua empresa

Artigos Relacionados

Entre em contato conosco!

Ligue hoje para

Entre em contato conosco!

Estamos a sua disposição para sanar dúvidas ou perguntas.

    Agende um horário para alavancar sua empresa.

    A melhor hora é agora.