• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Movimentos militares dos EUA após carta de Trump ao Irã merecem atenção
27 de março de 2025
US$ 56 bi em aportes e “fundamental” para Petrobras: os efeitos da Margem Equatorial
27 de março de 2025
Published by on 27 de março de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, disse nesta quinta-feira (27) que a política monetária está ingressando em um patamar contracionista com alguma segurança mesmo para quem tem estimativas mais elevadas de juros neutros – ou juros de equilíbrio, aqueles que não interferem no comportamento da inflação.

Falando em coletiva de imprensa após a divulgação do Relatório de Política Monetária, em Brasília, Galípolo afirmou que a autarquia está “tateando” para ver se nível de juros é suficientemente contracionista para fazer a convergência da inflação.

“O que a gente está explicando com as defasagens são os mecanismos tradicionais de transmissão da política monetária”, afirmou o presidente do BC. “A gente está ingressando num ambiente e patamar de taxa de juros que é contracionista com alguma segurança, mesmo para quem tem taxa de juros neutra mais elevada no mercado”, seguiu. “A gente está falando em defasagem muito mais para explicar o que é um mecanismo transmissão depois de a gente ter acabado de entregar 300 bps de elevação”, disse.

Galípolo afirmou que o BC observa dados como atividade, expectativas e o cenário inflacionário como um todo “para ver se é suficiente para fazer a convergência da inflação”.

“A gente entende que, por todas as razões, o ciclo precisa se estender. Mas, devido as incertezas, se estender em menor magnitude”, falou.

Ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) reforçou o comunicado da diretoria do BC no sentido de elevar a taxa Selic mais uma vez na próxima reunião, porém em menor grau. “A gente consegue informar apenas até a próxima reunião”, disse o presidente do BC.

Liberdade

Galípolo afirmou que o Copom quer “preservar os graus de liberdade” para poder tomar a decisão sobre o ajuste na Selic. “O Banco Central sabe que no curto prazo a gente vai conviver com inflação acima da meta e os mecanismos de transmissão vão se dar nesta ordem que a gente tem comunicado”, falou.

Segundo ele, o ciclo de alta na taxa de juros não foi encerrado na última reunião devido à desancoragem das expectativas de inflação e à trajetória de preços acima da meta o não encerramento do ciclo de altas da Selic.

The post Galípolo: Selic está entrando em patamar condizente até com juro neutro mais alto appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress