• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Agenda econômica: Super Quarta domina a semana dos mercados
14 de setembro de 2025
Trump pede que empresas de fora levem capital humano para treinar mão de obra dos EUA
14 de setembro de 2025
Published by on 14 de setembro de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

O governo federal está desenvolvendo uma plataforma tecnológica inédita para viabilizar o pagamento dos novos impostos sobre consumo previstos na reforma tributária. O sistema será 150 vezes maior que o Pix, segundo informações do G1.

A ferramenta vai operacionalizar a cobrança da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS, um tributo federal) e do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS, de estados e municípios), que substituirão tributos como PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS.

De acordo com o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, a complexidade se deve ao volume de informações: serão processados cerca de 70 bilhões de documentos eletrônicos por ano, cada um com muito mais dados do que uma transação do Pix.

“O gigantismo é para poder receber esse volume de informações que são 100% das notas eletrônicas. Isso que a gente calcula que é em torno de 70 bilhões de documentos por ano que esse sistema vai receber, que é mais ou menos o volume do PIX”, disse Barreirinhas ao G1.

Leia também: Como a reforma tributária pode impactar a transferência de bens?

Um dos destaques é o módulo de split payment, que permitirá a divisão automática dos valores de impostos em tempo real entre União, estados e municípios, reduzindo a sonegação. O sistema também deve acelerar o ressarcimento de créditos tributários, com possibilidade de devolução em poucas horas, de acordo com a publicação do G1.

A plataforma já está em fase de testes com quase 500 empresas e deve, segundo o portal de notícias, começar a operar em 2026, ainda sem cobrança efetiva (na prática a alíquota deverá ser pequena, de 1%, que poderá ser abatida em outros tributos).

A previsão é que o split payment entre em vigor em 2027 para a CBS, com foco em operações entre empresas, com a extinção gradual de tributos atuais até 2032.

The post Governo prepara plataforma inédita para impostos da reforma tributária, diz portal appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

4 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025; governo revoga mais assageiros no Santos Dumont


Read more
4 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025; governo revoga mais assageiros no Santos Dumont


Read more
4 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025; governo revoga mais assageiros no Santos Dumont


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress