O Governo Federal voltou atrás e cancelou o aumento de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre aplicações de fundos brasileiros no exterior e remessas internacionais para investimentos que haviam sido anunciado poucas horas antes e havia sido motivo de críticas pelo mercado financeiro e também em redes sociais.
A decisão foi anunciada pelo Ministério da Fazenda em uma mensagem em rede social por volta de 23h30, com a justificativa de ter ocorrido após “diálogo e avaliação técnica”. Todas as outras medidas em relação ao aumento do IOF anunciadas ontem seguem válidas (por enquanto).
O Ministério da Fazenda informa que, após diálogo e avaliação técnica, será restaurada a redação do inciso III do art. 15-B do Decreto nº 6.306, de 14 de dezembro de 2007,que previa a aliquota zero de IOF sobre aplicação de investimentos de fundos nacionais no exterior.
— Ministério da Fazenda (@MinFazenda) May 23, 2025
Entretanto, os diálogos e avaliações foram realizados em reuniões de emergência e o “erro” teria sido percebido ainda durante a coletiva de imprensa, onde integrantes da Fazenda explicavam os cortes no Orçamento e aumentos no IOF.