Consultoria Empresarial
+ 10 Anos de Experiência
Contabilidade Fiscal
Contabilidade Tributária
Consultoria Empresarial
Consultoria Tributária
Serviços de Contabilidade
Assessoria e Planejamento Tributário

Guillen: pesquisas do BC enfatizarão canais de transmissão da política monetária

BRASÍLIA (Reuters) – O diretor de Política Econômica do Banco Central, Diogo Guillen, disse nesta quarta-feira que a nova agenda de pesquisas da autarquia incluirá uma ênfase sobre o entendimento dos canais de política monetária, tema que tem ganhado destaque em falas da cúpula do órgão.

Em discurso na conferência anual do Banco Central, Guillen afirmou que a nova agenda de pesquisa em preparação acompanhará o ciclo de 2026 a 2029 do planejamento estratégico da autoridade monetária.

Leia também

Ibovespa Ao Vivo: Confira o que movimenta Bolsa, Dólar e Juros nesta quarta

Índices futuros dos EUA operam sem força

“No Banco Central, a pesquisa desempenha papel fundamental no assessoramento às políticas monetária, de estabilidade financeira e de eficiência bancária, fornece resultados, modelos econômicos e ferramentas analíticas de alta qualidade utilizadas nas decisões de política”, disse.

Os canais de transmissão são os vetores pelos quais a atuação da política monetária afeta a economia de modo a impactar a inflação. Uma elevação dos juros básicos, por exemplo, tende a diminuir a busca por crédito, o que impacta a demanda por produtos e serviços e acaba por retirar pressão inflacionária.

Em discursos recentes, o presidente do BC, Gabriel Galípolo, tem afirmado que os mecanismos de transmissão da política monetária no Brasil não apresentam a mesma fluidez de outros países, podendo haver “canais entupidos”.

Um exemplo já citado por Galípolo é a política de subsídios ao crédito vigente no país, que permite a uma parcela de empresas captar financiamentos a taxas mais baixas do que a Selic, o que afeta a potência da política monetária.

Ao elevar a Selic a 14,75% ao ano neste mês, no entanto, o BC avaliou que a política monetária tem dado resultado, contribuindo para a moderação do crescimento.

Outros temas para o novo ciclo de pesquisas, segundo Guillen, serão a ampliação do acesso da população a crédito de menor custo e a comunicação institucional da autoridade monetária.

Os resultados das pesquisas realizadas pelo BC são apresentadas no site do BC, em conferências e em boxes e relatórios periódicos.

The post Guillen: pesquisas do BC enfatizarão canais de transmissão da política monetária appeared first on InfoMoney.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso trabalho é fazer o melhor por você e sua empresa

Artigos Relacionados

Entre em contato conosco!

Ligue hoje para

Entre em contato conosco!

Estamos a sua disposição para sanar dúvidas ou perguntas.

    Agende um horário para alavancar sua empresa.

    A melhor hora é agora.