• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Taxa na exportação de petróleo rompe tradição do Brasil de respeitar contratos, diz Oddone
1 de março de 2023
Brasil prorroga isenção de PIS/Cofins para refinarias de petróleo
1 de março de 2023
Published by on 1 de março de 2023
Categories
  • Sem categoria
Tags

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), disse, nesta quarta-feira (01), que a reforma tributária deve ser aprovada até agosto pelas duas Casas Legislativas. Ele acredita que atualmente o formato que contempla a criação de um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dual – separando competências da União, e dos Estados e Municípios – seja o mais viável.

Em entrevista ao portal UOL nesta quarta-feira (01), Haddad admitiu a existência de divergências de setores da economia e também questões envolvendo Estados e Municípios, o que dificulta chegar a um consenso. Por isso, considera que seja “preciso construir uma PEC que consiga os votos para aprovar”.

“A reforma tributária vai superar o problema da insegurança jurídica e a litigiosidade que os tributos estão causando. Vai dar mais transparência e favorecer a reindustrialização. Vai desonerar os mais pobres, inclusive do ponto de vista do imposto sobre consumo. Ela virou uma situação incontornável”, defendeu.

A ideia do governo é fazer uma espécie de fusão entre a PEC 45, em tramitação na Câmara dos Deputados, e a PEC 110, no Senado Federal. A primeira substitui cinco tributos (PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS) por um imposto sobre bens e serviços e um imposto seletivo sobre cigarros e bebidas alcoólicas. A segunda propõe um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dual, sendo um para União e outro para entes subnacionais.

Segundo Haddad, a existência de políticas públicas como o Sistema Único de Saúde e o Bolsa Família são circunstâncias próprias do Estado Brasileiro e devem ser levadas em consideração na avaliação da carga tributária do país em comparação com outras economias. Haddad disse, ainda, estar com a agenda livre para debater a reforma tributária com o GT criado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira.

“A carga tributária do Brasil não pode ser igual a de países que dizem ‘virem-se’, do ponto de vista da saúde. O Bolsa Família representa 1,7% do PIB em transferência de renda. Transferência de renda é imposto negativo. Você complementar a renda de quem não atinge determinado patamar, para não ter extrema pobreza no Brasil”, disse.

Sobre o novo arcabouço fiscal, Haddad reafirmou que o atual teto de gastos é inviável e disse que atualmente há duas perspectivas em discussão. Uma, de que a âncora precisa ser mais detalhada, e outra – a qual ele disse ter mais “simpatia” –, de que a regra seja “simples, objetiva e demonstre uma trajetória clara para as finanças públicas nos próximos anos”. Mas admitiu que pode ser voto vencido no debate.

“A gente desconstitucionalizou a regra e voltou para lei complementar. O meu limite é agosto. O ideal é ir junto com a LDO [Lei de Diretrizes Orçamentárias] e para isso precisa ser discutida nas próximas semanas”, afirmou.

Questionado se a proposta do Ministério da Fazenda de uma nova âncora fiscal poderia ser apresentada antes da próxima reunião do Comitê de Política Monetária, previsto para os dias 21 e 22 de março, Haddad não descartou a possibilidade, e afirmou que o texto deve passar pela análise do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

The post Haddad admite dificuldade por consenso, mas espera reforma tributária aprovada até agosto appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress