• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Medidas cobrem o déficit de 2025, mas não resolvem questão fiscal, diz economista
10 de junho de 2025
‘IPCA de maio surpreendeu na magnitude, mas não na trajetória’, diz economista-chefe do Bmg
10 de junho de 2025
Published by on 10 de junho de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou nesta terça-feira que o governo vai propor uma alíquota unificada de 17,5% de Imposto de Renda sobre rendimentos de aplicações financeiras, e disse que também será proposto aumentar tributação de Juros sobre Capital Próprio (JCP) de 15% para 20%.

Em entrevista a jornalistas após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro disse que enviou as medidas à Casa Civil nesta terça, e que espera que elas cheguem à mesa do presidente ainda nesta data.

“Não mexe com o dia a dia da população, eu considerei as medidas muito mais estruturais e justas do ponto de vista tributário. É uma agenda que interessa à Fazenda, fazer justiça tributária”, disse.

Haddad falou ao retornar ao ministério do Palácio da Alvorada, explicando que conversou com Lula o mesmo que tratou com os líderes partidários sobre as medidas fiscais discutidas com o objetivo de compensar uma recalibragem do decreto que elevou alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

A Reuters mostrou na segunda-feira que o governo decidiu propor a alíquota unificada de 17,5% de Imposto de Renda sobre rendimentos de aplicações financeiras, exceto as incentivadas. Com isso, ganhos de operações como as de renda fixa e ações serão impactados.

Em relação à taxação mais alta da distribuição de JCP por empresas a acionistas, Haddad afirmou que a medida –já apresentada anteriormente pelo governo e não aprovada pelo Congresso– estava fora das discussões iniciais, mas foi incluída por sugestão de parlamentares.

No domingo, Haddad disse que chegou a um acordo com líderes do Congresso para “recalibrar” o decreto que aumentou o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) no mês passado, ressaltando que a iniciativa será compensada por uma taxação de títulos atualmente isentos e cobranças maiores sobre apostas online e instituições financeiras.

De acordo com o ministro, o ganho fiscal obtido com a aprovação das medidas será usado majoritariamente para recalibrar o dispositivo que implementou cobranças de IOF sobre o risco sacado, uma modalidade de crédito usada por empresas.

Para Haddad, a aprovação das medidas a serem propostas tende a favorecer a queda do dólar e dos juros, além de garantir o cumprimento das metas fiscais de 2025 e 2026.

The post Haddad confirma alíquota de 17,5% sobre aplicações financeiras e aumento para JCP appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress