• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Produção industrial na zona do euro cresce 1,8% em agosto ante julho
15 de outubro de 2024
AIE corta projeção de demanda global por petróleo em 2024 pelo 3º mês seguido
15 de outubro de 2024
Published by on 15 de outubro de 2024
Categories
  • Sem categoria
Tags

Para Fernando Haddad, a Faria Lima teria certa razão, embora com “algum exagero sobre ao preço dos ativos brasileiros”, em se preocupar com dinâmica de gastos daqui para frente. Em entrevista para a jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, o ministro afirmou que o governo tem que tomar providências sobre o tema e que “a Fazenda está com isso na mesa, 100%”.

Com o Congresso em ritmo mais lento pelas eleições municipais, Haddad afirmou estar em mais conversas com o presidente Lula sobre diversos temas, em especial o impacto na dívida. O ministro diz que a pasta tem tomado medidas desde fevereiro mas que estas não seriam suficiente para endereçar o problema em um futuro próximo. Daí a necessidade de mais conversas sobre a dinâmica de gastos e seu impacto na dívida pública.

“Quando as pessoas perdem a certeza de que o governo está endereçando esses temas, elas começam a cobrar um prêmio de risco em juros”, afirmou na entrevista. Outro ponto destacado pelo ministro é a necessidade de garantir credibilidade para dinâmica futura e, com isso, trazer juros ao que cita como “patamar adequado”. Haddad reafirmou o que disse sempre repetir: que a política monetária e fiscal devem estar harmonizadas, sob o risco de criação de ciclo vicioso.

“Onde está a virtude? Em continuar fazendo o que é o mantra da Fazenda: as receitas têm que voltar ao patamar adequado para financiar [os gastos], combatendo jabutis que favorecem grupos específicos, por exemplo”, disse.

Queda de taxa de juros

Para que a taxa de juros volte à sua trajetória de queda vista até 2023, é necessário que a despesa seja menor que 19% do PIB, diz Haddad. O argumento tem sido central em conversas com o presidente Lula e o ministro reforça que é importante enfrentar a questão para que haja a percepção de que “a soma das partes vai caber no todo”.

No momento, diz Haddad, o mercado entende que a soma é maior e que o limite de 2,5% de crescimento de despesa ante a receita não será respeitado. Mesmo com auxílio da receita, o arcabouço fiscal funcionará sem limitação de despesas, segundo o ministro. Esse ajuste já estaria em curso em relação ao orçamento do ano que vem.

Nas conversas, Haddad afirma que a pasta olha para contas para além do mandato, assim como mercado financeiro, que anteciparia problemas que se apresentariam mais à frente.

“Estou mostrando ao Executivo, ao Legislativo e ao Judiciário que nós temos que equacionar estruturalmente as finanças do país. Caso contrário, o mercado, que não está pensando em governo, está pensando na rentabilidade dos seus ativos, antecipa decisões e prejudica o presente”, afirmou.

Uma das questões sensíveis para o processo decisório de cortes, de acordo com o ministro, é que algumas despesas que se pretende cortar teriam sido contratadas antes da posse de Lula. No entanto, uma vez no poder, o presidente teria resistência ao que considera “cortar dos pobres”.

Para Haddad, a correção de distorções (em especial, citando algumas que teriam sido criadas com finalidades eleitorais pelo governo anterior) seria papel do governo atual. A “batata quente” estaria no colo do governo agora e deve ser resolvida.

The post Haddad diz que “governo tem que tomar providência” sobre dinâmica de gastos e dívida appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress