O indicador mensal de atividade econômica (IBC-Br) registrou alta de 0,8% em março, mostra dado divulgado pelo Banco Central (BC) nesta segunda-feira (19).
O avanço da prévia do Produto Interno Bruto (PIB) foi de 3,5% na comparação com o mesmo mês de 2024, enquanto no acumulado em 12 meses foi de 4,2%. O indicator encerrou o primeiro trimestre com expansão de 1,3%.
O IBC-Br da indústria foi o destaque e subiu 2,1% no mês, seguido por agropecuária (1%). Já os indicadores de serviço, impostos e ex-agropecuária avançaram respectivos 0,3%, 0,2% e 0,7%.
GRATUITO: Espectadores do Giro podem ter acesso a relatórios do BTG e outros parceiros do Money Times; entenda
O dado veio acima das projeções do mercado, que esperava uma alta mensal de 0,3%, segundo a mediana das projeções coletadas pelo Broadcast. Já no comparativo interanual, era esperado um avanço para 2,40%.
Na edição anterior, de fevereiro, a prévia do PIB teve alta mensal de 0,4% e anual de 4,1% — também acima das expectativas.
A última leitura fechada do PIB mostra que a economia cresceu 0,2% no quarto trimestre de 2024 (4T24) e fechou o ano com alta de 3,4%, em R$ 11,7 trilhões.
A expectativa entre analistas é de perda de força da economia em 2025, conforme o aperto monetário realizado pelo BC passe a surtir efeito. Ainda assim, uma safra agrícola positiva pode ser favorável à atividade no início deste ano.