• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Emilio Ocampo: como o escolhido para ‘fechar o BC’ vai tirar a dolarização da Argentina do papel se Milei vencer
19 de outubro de 2023
Ministro israelense diz que em breve soldados verão Gaza “de dentro”
19 de outubro de 2023
Published by on 19 de outubro de 2023
Categories
  • Sem categoria
Tags

A Instituição Fiscal Independente (IFI) manteve em outubro as projeções para os principais dados macroeconômicos do país divulgados no Relatório de Acompanhamento Fiscal de setembro. As estimativas são de que o Produto Interno Bruto de 2023 cresça 2,97%, que a inflação medida pelo IPCA chegue a 5,11% e que a taxa de câmbio ao final do ano seja de R$ 5,08 por dólar. Já a projeção para o déficit primário do setor público teve ligeira melhora, passado de -1,07% do PIB para -1,04%.

Também foram mantidas as previsões para 2024 do PIB (+1,22%), IPCA (3,84%) e câmbio (R$ 5,15). As estimativa para o resultado primário no ano que vem foi reduzida de -1,04% do PIB para -0,97%.

O relatório de setembro também trouxe um raio-X da dinâmica das despesas do governo e constatou um aumento significativo de alguns componentes essenciais do gasto público, com destaque para as despesas previdenciárias, de pessoal e encargos, Bolsa Família, complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), compensação federal relativa ao piso da enfermagem, abono salarial e seguro-desemprego.

Masterclass FIA
Operador de Mercado Financeiro
Torne-se um especialista no setor que mais precisa de gente qualificada e alavanque sua carreira em tempo recorde

“Soma-se a isso a retomada da vinculação às receitas do orçamento da saúde e da educação. De acordo com o levantamento preliminar da IFI, as despesas primárias devem ter crescido 5,1%, em termos reais, no período de janeiro a setembro em relação a 2022”, diz o texto.

Segundo o IFI, verifica-se uma preocupante queda da arrecadação, tendo em vista que o equilíbrio pretendido pelo governo está ancorado na necessidade de incremento significativo das receitas.

O relatório diz que o desempenho das receitas administradas ou não pela Receita Federal está associado ao efeito fiscal da redução da inflação, à queda nos preços das commodities, às perdas no recolhimento do IRPJ e da CSLL, aos possíveis ajustes preventivos à reforma tributária, à diminuição do montante pago de dividendos ao Tesouro Nacional pelas estatais e à redução da receita de participações especiais pela exploração de recursos naturais.

“Para quem precisa aumentar a arrecadação bem além do patamar atual no próximo ano, trata-se de um cenário desafiador. A atual trajetória de receitas e despesas não é convergente com a meta de zerar o déficit primário em 2024”, diz o relatório.

Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

The post IFI mantém projeções econômicas para 2023 e 2024 e faz alerta sobre receitas e despesas do governo appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress