• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Governo dos EUA atinge teto da dívida em meio a impasse no Congresso
19 de janeiro de 2023
Vice-presidente do Fed reitera que inflação nos EUA segue ‘muito alta’
19 de janeiro de 2023
Published by on 19 de janeiro de 2023
Categories
  • Sem categoria
Tags

A varejista Lojas Americanas, que entrou nesta quinta-feira (19) com pedido de recuperação judicial, após o escândalo revelado na semana passada envolvendo R$ 20 bilhões em dívidas não-contabilizadas, deve ter algum impacto para as demais empresas do varejo nacional, mas essas questões devem se resolver com o tempo. A opinião é de Alfredo Cutait Neto, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Ele disse enxergar o impacto da crise da Americanas em três dimensões. A primeira está relacionada exatamente à reputação do setor como um todo. A Americanas era considerado um ‘case’ de sucesso. Assim, a revelação de uma dívida nesse patamar acaba gerando dúvidas sobre a saúde financeira de outros players, destacou Cutait.

A segunda questão é financeira porque o grosso dos empréstimos à varejista está concentrado nos cinco grandes bancos (Banco do Brasil, Caixa, Bradesco, Itaú e Santander), embora algumas instituições menores também estejam expostas. O problema da reputação aparece aí também porque ninguém negava um empréstimo à Americanas, mas comerciantes menores muitas vezes nem são atendidos.

A terceira questão, é a mais difícil de ser contornada: como ficam os acionistas minoritários da companhia, que acreditaram nela e na auditoria das contas quando decidiram aportar parte de suas poupanças nesse ativo. Em algum momento, eles vão tentar uma reparação na Justiça, acredita.

Cutait avalia que a operação da Americanas vai continuar, mas que a empresa sofrerá um tempo com a desconfiança de sua clientela. “Vai demorar para recuperar”, afirmou. Ele também comentou que o consumidor pode começar a buscar outra grande varejista enquanto essa desconfiança prevalecer. Sobre  a rede pequenos fornecedores que está sendo afetada pela crise, o presidente da ACSP acredita que eles terão de se adaptar à solução a ser dada para a empresa.

The post Impacto da crise da Americanas para o varejo deve se resolver com o tempo, diz presidente da ACSP appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

4 de fevereiro de 2026

Nobel de Economia dá receita para a América Latina crescer; veja o que ele propõe


Read more
4 de fevereiro de 2026

PMI: Setor de serviço do Brasil perde força em janeiro com fraqueza de novos negócios


Read more
4 de fevereiro de 2026

ADP: EUA criam 22 mil vagas no setor privado em janeiro e decepcionam projeções


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress