• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
FMI aceita mudar metas cambiais da Argentina, em revisão de acordo
13 de março de 2023
Porto Murtinho, em MS, deve bater recorde de movimentação este ano
13 de março de 2023
Published by on 13 de março de 2023
Categories
  • Sem categoria
Tags

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, avaliou nesta segunda-feira, 13, que o impacto da falência do Silicon Valley Bank (SVB), nos Estados Unidos, mexeu com os mercados financeiros de todo o mundo nesta segunda-feira, mas que até agora os reflexos foram menores do que o previsto.

“Não é que o mercado não esteja turbulento, mas está menos turbulento do que imaginávamos”, disse o ministro a jornalistas ao sair de evento da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em Brasília.

Saiba tudo sobre a crise do SVB

Pela manhã em outro evento, Haddad tinha avaliado que apesar de a quebra da instituição ser algo grave, não seria suficiente para gerar uma crise sistêmica no setor, como ocorreu em 2008, com o Lehman Brothers.

Leia também

Efeito colateralHaddad diz que Brasil tem “gordura” que o mundo não tem e alerta para impactos de falência do SVB sobre jurosMinistro diz não esperar uma crise sistêmica, mas indicou que o episódio pode impactar os rumos da política monetária em diversas economias
Aula Magna gratuita
Seu segundo salário com dividendos
Descubra, com o Thiago Nigro, como montar uma carteira de investimentos focada em dividendos

Inscreva-se

Mais cedo, Haddad disse que conversou com Campos Neto no fim de semana sobre a falência do SVB e seu impacto no Brasil, e elogiou a resposta do Federal Reserve ao colapso do credor norte-americano.

O Ibovespa fechou o dia em queda de 0,48%, após recuar mais de 1% no começo do dia em uma reação inicial mais nervosa a preocupações com o SVB. O dólar à vista teve alta de 1,16%.

Autoridades do governo e do banco central dos Estados Unidos lançaram medidas de emergência no domingo para reforçar a confiança no sistema bancário após a falência do Silicon Valley Bank, e posteriormente do Signature Bank, de Nova York, ter ameaçado desencadear uma crise financeira mais ampla no país.

O Fed, por exemplo, anunciou que disponibilizará financiamento adicional por meio de um novo Programa de Financiamento a Prazo para Bancos, que oferecerá empréstimos de até um ano a instituições depositárias, garantidos por títulos do Tesouro e outros ativos detidos por essas instituições.

O SVB foi fechado repentinamente na última sexta-feira após um aumento de capital fracassado. Nesta segunda-feira, os mercados globais mostravam grande instabilidade, com investidores pesando os riscos do setor financeiro contra as medidas de apoio institucionais e esperanças de que o Fed modere seu aperto monetário já a partir deste mês.

(com Estadão Conteúdo e Reuters)

The post Impacto do SVB mexeu nos mercados menos do que o previsto, diz Haddad appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress