• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Produção de petróleo nos EUA sobe a 12,696 milhões de barris diários em março, mostra DoE
31 de maio de 2023
Abertura de postos de trabalho nos EUA sobe a 10,10 milhões em abril, aponta Jolts
31 de maio de 2023
Published by on 31 de maio de 2023
Categories
  • Sem categoria
Tags

O Indicador de Incerteza da Economia Brasileira (IIE-Br) recuou 0,8 ponto na passagem de abril para maio, para 111,8 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Anna Carolina Gouveia, economista do do FGV/Ibre afirmou em nota que, à exceção de março passado, quando o indicador subiu muito, alcançando 116,7 pontos-, desde setembro do ano passado o IIE-Br vem oscilando na estreita faixa entre 111,7 e 113,3 pontos, um patamar desconfortável de incerteza econômica.

“A discreta queda é explicada exclusivamente pelo componente de Mídia, já que o componente de Expectativas caminhou em sentido oposto”, analisou.

Ainda segundo ela, o avanço da proposta de um novo arcabouço fiscal, a relativa resiliência da atividade econômica e os sinais de desinflação têm influenciado positivamente o cenário do País. E esses mesmos sinais de alívio nos preços têm implicado em revisões das previsões de inflação por muitos dos especialistas consultados pelo Banco Central, aumentando a dispersão das projeções no horizonte de 12 meses.

“A convergência do indicador para níveis mais confortáveis no futuro dependerá da continuidade na construção de um cenário macroeconômico mais favorável”, disse a economista na nota.

O IIE-Br é formado por dois componentes: o IIE-Br Mídia, que faz o mapeamento nos principais jornais da frequência de notícias com menção à incerteza; e o IIE-Br Expectativa, que é construído a partir das dispersões das previsões para a taxa de câmbio e para o IPCA.

O componente de Mídia caiu 2,0 pontos, para 110,1 pontos, menor nível desde novembro de 2019. O componente contribuiu com -1,7 ponto para o IIE-Br do mês. O componente de Expectativas subiu 4,7 pontos, terceira alta seguida, para 114,0 pontos. O componente contribuiu com 0,9 ponto para o índice de maio.

A coleta do Indicador de Incerteza da Economia brasileira é realizada entre o dia 26 do mês anterior ao dia 25 do mês de referência.

The post Indicador de Incerteza da FGV cai 0,8 ponto em maio ante abril, para 111,8 pontos appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress