• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Confiança da Indústria cai 3,8 pontos em outubro, para 95,7 pontos, diz FGV
27 de outubro de 2022
BC da Turquia não teve “muito sucesso” em conter preços, diz presidente da autoridade monetária
27 de outubro de 2022
Published by on 27 de outubro de 2022
Categories
  • Sem categoria
Tags

O sentimento do consumidor na Alemanha se estabilizou. O Índice de Confiança do Consumidor Gfk para novembro de 2022 atingiu -41,9 pontos, um aumento de 0,9 ponto em relação ao verificado em outubro (revisado para -42,8 pontos). As conclusões do são GfK Consumer Climate Study, divulgado nesta quinta-feira (27).

Segundo a GFK, as expectativas econômicas tiveram pequenas perdas, mas as expectativas de renda e a propensão a comprar aumentaram. O diagnóstico é que o sentimento do consumidor está encerrando sua desaceleração, pelo menos por enquanto.

“Certamente é muito cedo para falar de uma mudança de tendência neste momento. A situação continua muito tensa para o sentimento do consumidor”, ponderou Rolf Bürkl, especialista em consumo da GfK.

Ele lembrou que a inflação subiu recentemente para 10% na Alemanha e as preocupações quanto à segurança do abastecimento de energia continuam aumentando. “Resta saber se a atual estabilização durará ou se, considerando o próximo inverno, há motivos para temer um novo agravamento da situação”, analisou.

Parando de piorar

Após as expectativas de renda terem atingido um recorde histórico de baixa no mês anterior, elas aumentaram ligeiramente em outubro. No entanto, o aumento de 7,2 pontos compensa apenas uma fração das perdas dos meses anteriores. Atualmente, o indicador tem um valor de -60,5. Comparado com o período correspondente do ano anterior, a queda atual é de quase 84 pontos.

Após oito quedas sucessivas, a propensão a comprar pelo consumidor alemão está aumentando ligeiramente novamente. Após um aumento de dois pontos, o indicador atingiu um valor de -17,5 pontos. Portanto, ainda é significativamente menor do que durante os bloqueios nos últimos dois anos. Comparado com o período correspondente do ano anterior, a queda foi de pouco menos de 37 pontos.

Ao contrário das expectativas de renda e da propensão a comprar, as expectativas econômicas não aumentaram em outubro. O indicador perdeu 0,3 pontos, caindo para -22,2 pontos. Isso representa uma queda de quase 69 pontos em relação ao ano anterior.

The post Índice de Confiança do Consumidor na Alemanha dá sinais de estabilização appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress