• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
PMI industrial da China cai de 51,6 em fevereiro para 50,0 em março
3 de abril de 2023
2ª Turma do STF define que caso sobre Reintegra é infraconstitucional
3 de abril de 2023
Published by on 3 de abril de 2023
Categories
  • Sem categoria
Tags

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) subiu 2,2 pontos em março ante fevereiro, para 91,4 pontos, informou nesta segunda-feira (3) a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em médias móveis trimestrais, o indicador avançou 0,2 ponto, após cinco meses de quedas consecutivas.

Para Aloisio Campelo Júnior, superintendente de Estatísticas Públicas do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (FGV/Ibre), a sondagem empresarials retrata um cenário ainda fraco de atividade econômica ao final do primeiro trimestre de 2023 para os segmentos cíclicos da economia, associado a uma melhora das expectativas, especialmente nos quesitos com horizonte de seis meses.

“A despeito do aumento da incerteza econômica em março – em grande parte relacionado ao risco de crise bancária nos EUA e na Europa – há redução do pessimismo das empresas brasileiras em relação ao segundo semestre do ano, afirmou em nora.

Segundo Campelo Júnior, destaca-se neste sentido a Indústria, primeiro setor a registrar desaceleração no ano passado, e que agora passa a apresentar expectativas mais favoráveis no horizonte de seis meses além de um maior ímpeto para contratações.

Masterclass Gratuita
Lucros Além da Bolsa
Como ter o potencial de ganhar mais do que a Renda Fixa sem depender dos ânimos do mercado e das oscilações da Bolsa

O Índice de Confiança Empresarial reúne os dados das sondagens da Indústria, Serviços, Comércio e Construção. O cálculo leva em conta os pesos proporcionais à participação na economia dos setores investigados, com base em informações extraídas das pesquisas estruturais anuais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo a FGV, o objetivo é que o ICE permita uma avaliação mais consistente sobre o ritmo da atividade econômica.

O Índice de Situação Atual Empresarial (ISA-E) subiu 1,0 ponto em março ante fevereiro, para 90,9 pontos.

Já o Índice de Expectativas (IE-E) avançou 5,1 pontos, para 93,0 pontos. “Com o resultado, o IE-E supera o ISA-E pela primeira vez desde março de 2022”, apontou a FGV.

Na passagem de fevereiro para março, a confiança dos serviços subiu 2,6 pontos, para 91,7 pontos, e a do comércio cresceu 1,1 ponto, para 86,9 pontos. A indústria teve elevação de 2,4 pontos, para 94,4 pontos, enquanto a construção ficou estável (0,0 ponto), em 94,4 pontos.

Em março, a confiança avançou em 61% dos 49 segmentos integrantes do ICE.

A coleta do Índice de Confiança Empresarial reuniu informações de 3.881 empresas dos quatro setores entre os dias 1º e 28 de março.

The post Índice de Confiança Empresarial sobe 2,2 pontos em março ante fevereiro, para 91,4 pontos, diz FGV/Ibre appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

4 de fevereiro de 2026

Santander (SANB11) e Itaú Unibanco (ITUB4) na lupa do mercado; o que esperar do Ibovespa hoje (4)


Read more
4 de fevereiro de 2026

Lotofácil 3604 faz um novo milionário; Mega-Sena encalha e prêmio vai a R$ 144 milhões


Read more
4 de fevereiro de 2026

Ações de software despencam; Alphabet divulga resultados; ouro sobe – o que está movendo os mercados


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress