O índice econômico geral Sentix dos investidores para a zona do euro perdeu 4,4 pontos, de -8,7 em abril para o patamar de -13,1 pontos em maio. A diminuição do componente das expectativas foi particularmente acentuada, com queda de -13,0 para -19,0 pontos, o que aponta para uma renovação do pessimismo, após uma recuperação durante o inverno europeu.
O índice de situação atual de -4,3 para -7,0 na mesma comparação.
A pesquisa mostrou que a questão do temor de escassez de energia permanece e que os dados de inflação continuam a ser uma preocupação, prejudicando os gastos do consumidor.
Os varejistas reclamam de perdas significativas nas vendas e a população está inquieta com a ameaça de gastos maiores em seus sistemas de aquecimento. A mistura contribui para um clima econômico ruim. Assim, o diagnóstico é que a recuperação econômica começa a vacilar.
Em particular, a visão dos investidores sobre o futuro é motivo de preocupação. A incerteza do planejamento energético para as empresas pesa tanto quanto o declínio contínuo do poder de compra dos consumidores.
incerteza sobre o curso da guerra na Ucrânia e as crescentes interrogações sobre o estado da economia dos Estados Unidos também estão pesando sobre as perspectivas futuras. Além disso, o barômetro de inflação Sentix não indica nenhuma flexibilização sustentada, o que deve dar aos Bancos Centrais pouca margem de manobra para um desvio do atual caminho restritivo em sua atual política de taxas de juros.
The post Índice Sentix de confiança na zona do euro cai 4,4 pontos em maio, para -13,1 pontos appeared first on InfoMoney.