• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
BCE deve manter juros, mas deixar porta aberta a novos cortes à frente
11 de setembro de 2025
Vendas no varejo do Brasil recuam 0,3% em julho, em linha com o esperado
11 de setembro de 2025
Published by on 11 de setembro de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

Os preços ao consumidor dos EUA subiram mais do que o esperado em agosto e o aumento anual da inflação foi o maior em sete meses, mas a expectativa é que os dados não devem impedir um corte muito esperado da taxa de juros do Federal Reserve na próxima semana, em um cenário de fraqueza do mercado de trabalho.

O Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu 0,4% no mês passado, depois de aumentar 0,2% em julho, informou o Departamento do Trabalho nesta quinta-feira. Nos 12 meses até agosto, o CPI avançou 2,9%, o maior aumento desde janeiro, depois de ter subido 2,7% em julho.

Economistas consultados pela Reuters previam que os preços ao consumidor aumentariam 0,3% ante o mês anterior e 2,9% em uma base anual.

O relatório do CPI pode aumentar as preocupações com a estagflação, após recentes notícias desfavoráveis para o mercado de trabalho. O repasse das tarifas abrangentes do presidente Donald Trump tem sido gradual, mas os preços podem acelerar nos próximos meses, conforme as empresas já esgotaram seus estoques pré-tarifas. Há algum tempo, as pesquisas empresariais vêm sinalizando aumentos iminentes de preços.

Leia também

Ibovespa Ao Vivo: Confira o que movimenta Bolsa, Dólar e Juros nesta quinta

Índices futuros dos EUA avançam após CPI

Vendas no varejo do Brasil recuam 0,3% em julho, em linha com o esperado

A expectativa em pesquisa da Reuters era de baixa de 0,30% na comparação mensal e de avanço de 0,80% sobre um ano antes

“As evidências são esmagadoras de que mais inflação relacionada às tarifas está chegando, embora ainda possa levar vários meses até que ela seja totalmente transmitida”, disse Stephen Stanley, economista-chefe do Santander U.S. Capital Markets.

Excluindo os componentes voláteis de alimentos e energia, o CPI foi de 0,3%, depois de ter aumentado 0,3% em julho. Nos 12 meses até agosto, o chamado núcleo da inflação do índice aumentou 3,1%. Isso se seguiu a um aumento anual de 3,1% em julho.

Espera-se que o banco central dos EUA, que tem como parâmetro o índice de preços PCE, de despesas pessoais, para sua meta de inflação de 2%, corte as taxas em sua reunião de política monetária na próxima quarta-feira. Uma redução de 0,25 ponto percentual foi totalmente precificada. O Fed interrompeu seu ciclo de flexibilização em janeiro devido à incerteza sobre o impacto inflacionário das tarifas de importação.

Antes dos dados do CPI, os economistas estimaram que o núcleo da inflação PCE teria aumentado 0,3% em agosto, pelo terceiro mês consecutivo, o que se traduziria em um aumento anual de 3,1%. Isso representaria uma aceleração em relação ao aumento de 2,9% registrado em julho.

The post Inflação ao consumidor (CPI) dos EUA sobe 0,4% em agosto, além do esperado appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress