O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da China subiu 0,6% em fevereiro ante janeiro, mas ficou 1,4% abaixo do observado em fevereiro de 2022, informou nesta quinta-feira (9) o escritório nacional de estatísticas (NBS) do país. Na medição anual, a chamada inflação na porta da fábrica ficou praticamente em linha com as projeções: o consenso Refinitiv esperava queda de 1,3%
Para Dong Lijuan, estatístico sênior do NBS, à medida que a recuperação da produção das indústrias acelerou e a demanda do mercado melhorou no mês passado, o PPI tem permanecido estável mês a mês, embora exista um declínio quando o dado pé confrontado com o do ano passado.
Segundo a agência de notícias Xinhua, o PPI da indústria de extração de petróleo e gás subiu 1,7% mês a mês. Devido às melhores expectativas do mercado na indústria de metais e à recuperação da demanda, a inflação da indústria de fundição e prensagem de metais ferrosos também subiu 1,7% em relação a janeiro.
No entanto, a produção estável de carvão do país e a demanda reduzida pelo item para aquecimento levaram a uma queda de 2,2% no PPI da indústria de mineração e lavagem de carvão no mês passado.
O PPI de comunicações, computadores e outros equipamentos eletrônicos caiu 1,1% mês a mês, enquanto o da indústria agrícola e de processamento de alimentos secundários recuou 0,3% em fevereiro em relação a janeiro.
The post Inflação ao produtor na China sobe 0,6% em fevereiro ante janeiro, mas cai 1,4% em relação a 2022 appeared first on InfoMoney.