• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
UE aprova acordo histórico com o Mercosul após 26 anos de negociações
9 de janeiro de 2026
Crescimento do emprego nos EUA deve mostrar desaceleração em dezembro
9 de janeiro de 2026
Published by on 9 de janeiro de 2026
Categories
  • Sem categoria
Tags

PEQUIM, 9 Jan (Reuters) – A inflação anual dos preços ‍ao consumidor da China acelerou para o maior nível em ⁠34 meses em dezembro, enquanto a deflação dos preços ao produtor persistiu, ‍apoiando as expectativas do mercado de mais estímulos para sustentar a demanda fraca.

Os desequilíbrios na economia de US$ 19 trilhões se agravaram no último ano, mesmo com o ‌crescimento em curso de atingir a meta de Pequim de ‘cerca de 5%’ para 2025, impulsionado por medidas de apoio e pela resiliência das exportações de bens.

A guerra comercial global do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, somou-se à demanda persistentemente fraca do consumidor, que continua sendo um obstáculo à confiança e ao crescimento há anos, em meio a ‌uma prolongada crise imobiliária.

O índice de preços ao consumidor de dezembro subiu 0,8% em ‌relação ao mesmo mês de 2024, mostraram dados do Escritório Nacional de Estatísticas nesta sexta-feira, em linha com a expectativa em uma pesquisa da Reuters e subindo em relação ao aumento de 0,7% em novembro.

A alta foi impulsionada principalmente pelos preços dos alimentos, especialmente os de vegetais frescos e carne bovina, que ‌aumentaram 18,2% e 6,9%, respectivamente, disse Dong Lijuan, estatístico do escritório, em um comunicado. As compras de fim de ano antes do Ano Novo e as ​políticas de apoio também ajudaram a impulsionar os preços ao consumidor, acrescentou Dong.

Leia também

Ibovespa Hoje Ao Vivo: Confira o que movimenta Bolsa, Dólar e Juros nesta sexta

Índices futuros dos EUA operam sem força em dia de dados de emprego

Autoridades chinesas têm se comprometido repetidamente a sustentar uma recuperação dos preços com a política monetária e têm reprimido a concorrência excessiva. Eles também prometeram aumentar a renda das pessoas para liberar o potencial de consumo e alinhar melhor a oferta e a demanda do país.

No entanto, o impulso subjacente da demanda na economia continua fraco.

‘Apesar das expectativas de uma recuperação, a inflação permanece relativamente baixa e não deve impedir um novo afrouxamento monetário este ano’, disse Lynn Song, economista-chefe do ING para a Grande China.

Durante ​todo o ano de 2025, ⁠o aumento dos preços ⁠ao consumidor permaneceu estável, bem abaixo da meta de ‘cerca de 2%’ que as autoridades almejavam, um sinal de ‌que as medidas de estímulo, como um esquema de troca de bens de consumo, produziram apenas resultados modestos na elevação da confiança e na contenção da pressão deflacionária.

Na comparação mensal, os preços ao consumidor subiram 0,2% em dezembro, contra ‍queda de 0,1% no mês anterior e previsão de aumento de 0,1%.

O índice de preços ao produtor teve queda de 1,9% em dezembro em ​relação ao ano anterior, ‌permanecendo em uma situação deflacionária por mais de três anos, mesmo tendo diminuído em relação ao recuo de 2,2% ‍em novembro. Na pesquisa da Reuters, esperava-se que o indicador tivesse caído 2%.

Dong atribuiu a moderação da deflação ao produtor aos preços globais de commodities, incluindo o aumento dos preços de metais não ferrosos, e às políticas de controle de capacidade nos principais setores. Durante todo o ano, os preços ao produtor caíram 2,6%.

The post Inflação atinge maior nível em 3 anos na China, mas batalha contra deflação continua appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

4 de fevereiro de 2026

CNI aponta juros como responsáveis por desaceleração da indústria


Read more
4 de fevereiro de 2026

Risco climático ganhará peso crescente na classificação soberana, diz Fitch


Read more
3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress