Ao contrário das expectativas, a disputada turnê de retorno da banda Oasis não teve grande efeito na inflação do Reino Unido em julho. O dado geral divulgado hoje pelo ONS, o escritório britânico de estatísticas, veio salgado, com o CPI de 12 meses batendo em 3,8% e ficando acima da meta do BC local pelo 10º mês seguido. Mas, ainda que puxado novamente pelos serviços, a parte de hotelaria não mostrou grande alteração ante junho.
“Curiosamente, os preços dos hotéis – que muitos esperavam que subissem em meio às datas da turnê do Oasis – mal aumentaram no mês”, comentou em análise o economista James Smith, do banco ING.
Leia também: Oasis inicia turnê mundial e agita a vida em Cardiff; Brasil terá shows em novembro
A expectativa estava ligada a notícias de que os locais onde a banda dos irmãos Gallagher realizaram shows estavam verificando altas nos preços de hospedagem e em restaurantes. Ainda hoje se discute o impacto das turnês das cantoras Beyoncé e Taylor Swift nos índices de preços ao consumidor em 2023 e 2024, respectivamente,
Mas se os shows não apresentaram efeitos diretos, a inflação de serviços ainda assusta: subiu de 4,7% em 12 meses para 5% entre junho e julho. “Isso foi o suficiente para arrastar o núcleo da inflação para cima também. Mas isso se deveu esmagadoramente a um aumento maior do que o normal nas passagens aéreas. Estes são particularmente voláteis em julho, dependendo em parte de quando a data da pesquisa cai em relação ao início das férias escolares”, explicou Smith.
Leia também: Banco da Inglaterra está prestes a cortar juros, mesmo com inflação em alta
O economista calcula que a variação de serviços excluindo categorias voláteis está um pouco abaixo disso, em 4,2%. “Mas isso não significa que o banco central relaxará totalmente. As autoridades estão de olho na inflação dos alimentos no momento. E isso aumentou ainda mais para 4,9%, de 2% no final do ano passado. O Banco [da Inglaterra] espera que suba acima de 5% até o final do ano”, alertou.
Os preços dos alimentos são vistos como um importante impulsionador das expectativas de inflação das famílias. E alguns funcionários do BoE temem que, com a inflação geral perto de 4%, haja o risco de que essas expectativas se tornem menos ancoradas.
Mas o especialista do ING pondera que o esfriamento do mercado de trabalho deve exercer mais pressão descendente sobre o crescimento dos salários no segundo semestre de 2025, que pode ter um efeito benigno nos preços dos serviços. “Por enquanto, esperamos um corte de juros em novembro, seguido por mais dois movimentos no próximo ano”, disse Smith.
Turnê
O retorno do Oasis aconteceu em um show no Principality Stadium, em Cardiff, no País de Gales, em 5 de julho. Brigados, os irmãos Liam e Noel Gallagher não dividiam o mesmo palco desde 2009. A turnê vai passar pelo Brasil em novembro, com dois shows em São Paulo
The post Inflação do Reino Unido sobe em julho, mas não foi culpa do Oasis appeared first on InfoMoney.