• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Colegiado mantém parâmetros que orientam preços de energia elétrica
30 de julho de 2025
Ações europeias fecham estáveis, conforme investidores avaliam impacto de tarifas dos EUA sobre balanços
30 de julho de 2025
Published by on 30 de julho de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

O Inter revisou a projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2025 de 4,9% para 5%. Apesar da Selic elevada, a economista-chefe Rafaela Vitória avalia que a desaceleração da inflação tem ocorrido de forma lenta.

Ainda assim, o cenário base é de uma inflação de bens menor nos próximos meses, na sequência da recente leitura mais negativa do índice de preços ao produtor.

Vitória destaca ainda que a valorização do real frente ao dólar e a acomodação dos preços de commodities ainda não foram totalmente refletidas nos preços ao consumidor.

VEJA TAMBÉM: A Super Quarta acontece hoje: qual será a decisão de Gabriel Galípolo? Confira a cobertura completa do Copom com análises exclusivas

Por outro lado, a inflação de serviços segue mais persistente, apesar de manter a tendência de queda lenta.

Os dados de concessão de crédito até junho confirmam o cenário de esfriamento esperado para atividade — o que deve contribuir para a inflação menor nos próximos meses.

A expectativa é de uma desaceleração para o Produto Interno Bruto (PIB) já a partir do segundo trimestre. “Esperamos que a demanda interna siga em desaceleração, com a menor oferta de crédito e o menor impulso fiscal observado.”

A economista pontua que o principal risco para a inflação é um novo impulso fiscal. O último relatório do tesouro estima déficit primário mais alinhado com a expectativa de mercado, cerca de R$ 75 bilhões em 2025.

Com o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e maior arrecadação do petróleo, a receita deve crescer 4% acima da inflação no ano.

No entanto, Vitória diz que a maior arrecadação também abre espaço para aumento de gastos, o que foi corroborado pela retirada do contingenciamento de R$ 20 bilhões que havia sido feito em maio.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress