• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Confiança do consumidor dos EUA recua em agosto; expectativas de inflação sobem
15 de agosto de 2025
RFK Jr. nega rumores sobre candidatura presidencial em 2028
15 de agosto de 2025
Published by on 15 de agosto de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

O Itaú revisou sua projeção para a inflação deste ano de 5,2% para 5,1%, refletindo o impacto de um câmbio mais apreciado sobre os preços de alimentos. Para 2026, a estimativa foi mantida em 4,4%.

O economista-chefe da instituição, Mario Mesquita, avalia que os riscos para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2025 continuam assimétricos para baixo, diante da possibilidade de uma moeda ainda mais valorizada afetar preços de alimentos e combustíveis, e de uma reversão mais lenta do ciclo pecuário.

No campo altista, há atenção à menor incidência de chuvas, que aumenta a chance de acionamento da bandeira tarifária amarela no fim do ano, elevando custos de energia.

A apreciação cambial está ligada ao cenário externo mais favorável, ao diferencial de juros domésticos e a algum alívio nas tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos.

O Itaú, inclusive, revisou suas projeções para a taxa de câmbio de R$ 5,65 por dólar para R$ 5,50 em 2025 e 2026. Apesar disso, o banco aponta que “as incertezas fiscais e a deterioração das contas externas limitam cenários mais benignos para a moeda”.

A estimativa para o déficit em conta corrente foi ajustada para 3,0% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2025 e 3,1% em 2026, diante do impacto das tarifas, da desaceleração mais lenta das importações e de revisão estatística do Banco Central.

Na atividade econômica, o Itaú manteve a previsão de crescimento do PIB em 2,2% em 2025, mas com viés levemente baixista. O efeito negativo das tarifas é compensado pela revisão para cima no PIB agropecuário, de 7,0% para 8,3%.

Para 2026, a projeção é de alta de 1,5% do crescimento econômico, com viés positivo. A taxa de desemprego deve ficar em 6,4% no próximo ano e 6,9% no seguinte.

E a Selic?

No campo da política monetária, o Comitê de Política Monetária (Copom) manteve a Selic em 15% ao ano na última reunião e sinalizou que não pretende alterar o nível por um período prolongado.

O Itaú projeta o início de um ciclo de cortes no primeiro trimestre de 2026, levando a taxa a 12,75% ao ano.

A instituição, porém, admite que “os riscos ainda pesam na direção de um corte ainda mais tardio do que a nossa visão atual”, embora uma valorização mais forte do real ou uma desaceleração mais intensa da economia possam antecipar o movimento.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress