• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Modi reafirma apoio da Índia a acordo de paz na Ucrânia em telefonema com Zelenskiy
30 de agosto de 2025
Governo de SP eleva compra de café de cooperativas para aliviar efeitos do tarifaço
30 de agosto de 2025
Published by on 30 de agosto de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

O Ministério da Economia da Argentina, liderado por Luis “Toto” Caputo, tem cinco dias para entregar à Justiça do país o arquivo completo do decreto pelo qual o governo contratou um crédito de 48 meses no valor de US$ 20 bilhões junto ao Fundo Monetário Internacional (FMI). A decisão foi anunciada na sexta-feira (29) pelo juiz Martín Bava, que alegou o direito à informação pública.

O juiz atendeu a uma ação de amparo interposta pela Associação Civil para a Igualdade e Justiça (ACIJ) e pela CELS, que denunciaram a violação da Lei de Acesso à Informação Pública do país.

Leia também: FMI alcança acordo com Argentina que prevê desembolso de US$ 2 bilhões

De acordo com a decisão, o Ministério da Economia tentou “evitar a entrega” da documentação por meio de manobras administrativas. O juiz disse que o Ministério de Caputo primeiro tratou o pedido ao abrigo da regulamentação em vigor, solicitando uma prorrogação, mas que depois ignorou a aplicação da lei e remeteu o caso para um procedimento mais restritivo e burocrático.

“A informação pública não pertence ao Estado, mas ao povo da Nação Argentina”, lembrou o magistrado, citando a Corte Suprema de Justiça, que sustenta que o direito de acesso à informação é um direito humano fundamental e que qualquer pessoa pode solicitá-la sem provar um interesse especial.

A decisão também ressaltou que o decreto em questão não explica as condições ou razões do empréstimo com o FMI, o que reforça a necessidade de transparência.

Segundo os jornais locais, a resolução torna-se um precedente em termos de controle democrático e acesso à informação do Estado, especialmente em decisões de alto impacto econômico, como a dívida externa.

The post Justiça da Argentina exige que governo divulgue detalhes de empréstimo com FMI appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress