Embora o Banco Central Europeu (BCE) tenha como “meta única” chegar a uma taxa de inflação de 2% ao ano, a presidente da autoridade monetária, Christine Lagarde, disse hoje que o colegiado continuará a monitorar o aperto no crédito, que podem ocorrer devido às “renovadas tensões nos mercados financeiros”. As declarações foram feitas em entrevista coletiva após o anúncio de uma alta de 25 pontos-base na taxa de juros.
De acordo com Lagarde, o setor bancário da zona do euro tem se mostrado “resiliente e mensurável”, com o caso do banco Credit Suisse contando com uma reação rápida de autoridades da Suíça. Entretanto, apesar de afirmar que a zona do euro está “longe” de uma crise de crédito, a presidente afirmou que os empréstimos podem “enfraquecer ainda mais” e que os juros altos estão restringindo a busca de crédito por empresas, diminuindo a demanda.
A banqueira central também declarou que não vê motivo para não acelerar a redução do balanço patrimonial da zona do euro, de forma ele seguirá sendo reduzido “em ritmo previsível e mensurável”.
Lagarde também destacou que os reinvestimentos no programa APP de compra de ativos terminará em julho, tendo sido bem absorvido nos mercados.
Efeito da guerra da Ucrânia sobre preços
A presidente do Banco Central Europeu reconheceu nesta quinta que a guerra na Ucrânia segue sendo um fator de risco para a inflação da zona do euro, podendo novamente pressionar os preços de energia e alimentos.
“A guerra na Ucrânia também é risco à perspectiva econômica e pode puxar de novo preços de energia e alimentos”, destacou Lagarde
Sobre as próximas decisões do BCE sobre juros, Lagarde afirmou serão sendo baseadas nas perspectivas de inflação e na situação do cenário financeiro. .
Segundo Lagarde, no geral, os dados seguem apoiando as perspectivas de inflação da reunião anterior, com projeções de que a taxa inflacionária siga elevada por muito tempo.
A presidente também destacou que, caso existam pressões inflacionárias, haverá resposta da política monetária, de forma que “juros serão mantidos em nível elevado pelo tempo que for necessário”.
Lagarde destacou ainda que a inflação local segue apoiada pela alta anterior dos preços de energia, como também gargalos em cadeias, e que as pressões sobre os preços seguem elevadas.
The post Lagarde diz que BCE vai monitorar aperto no crédito, mas reafirma compromisso com meta de inflação appeared first on InfoMoney.