• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Condições para aprovar Reforma Tributária com IVA nunca foram tão favoráveis, diz Garman
8 de dezembro de 2022
Terceira estimativa da Conab para safra 2022/23 indica recorde de 312,20 milhões de toneladas
8 de dezembro de 2022
Published by on 8 de dezembro de 2022
Categories
  • Sem categoria
Tags

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christiane Lagarde, disse hoje que, quando os historiadores do futuro olharem para trás, poderão dizer que o mundo de hoje viveu uma era de “permacrise”. “Uma série de choques poderosos – a pandemia, a invasão injustificável da Ucrânia pela Rússia e a crise energética – atingiram a economia global em rápida sucessão”, afirmou na abertura da 6ª sexta conferência anual do Conselho Europeu de Risco Sistêmico (ESRB, na sigla em inglês).

Segundo ela, este ambiente apresenta riscos consideráveis ​​para a estabilidade financeira na Europa. “E esses riscos são ainda mais agravados por um enfraquecimento das perspectivas econômicas. Ao mesmo tempo, a política monetária está se ajustando para garantir que a alta inflação não se estabeleça e que a inflação retorne a 2% no médio prazo, afirmou.

Lagarde destacou no discurso que, em setembro, o ESRB citou esses riscos à estabilidade financeira ao publicar um “alerta” geral. “Este foi o primeiro aviso geral deste tipo publicado pelo ESRB desde a sua criação em 2010, refletindo os tempos excecionais em que vivemos”, disse.

Uma mensagem-chave desse alerta foi a importância crucial de garantir a resiliência contínua do nosso sistema financeiro. “A resiliência é fundamental para ajudar o sistema financeiro a cumprir seu objetivo final de apoiar a economia real. Existem duas facetas da resiliência que são vitais. Primeiro, a capacidade de resistir a um choque imediato. E segundo, a capacidade de se adaptar de forma eficaz a novas condições”, explicou.

Ao comentar sobre a situação dos bancos europeus, Lagarde disse que continua sendo importante que eles façam provisões adequadas e empreendam um planejamento de capital prudente. “Eles devem estar atentos ao risco de crédito e permanecer alertas para possíveis falhas em seus modelos internos à medida que o ambiente de risco evolui”, defendeu.

Ou seja, a presidente do BCE reconheceu que os bancos também têm um papel fundamental a desempenhar na contribuição para a resiliência, tendo uma boa visibilidade dos riscos de liquidez de curto prazo e planos concretos para enfrentá-los.

Mas ela advertiu que essa construção da resiliência não pode parar nos bancos porque os não bancos também desempenham um papel cada vez maior no sistema financeiro. “A participação do financiamento não bancário no crédito geral das instituições financeiras à economia real aumentou, de cerca de 15%, para cerca de um quarto desde 2009. “Para que essas fontes alternativas de financiamento funcionem de maneira confiável, essas instituições também devem ser resistentes a choques”, alertou.

Conheça as estratégias usadas pelos maiores investidores do mundo. Cadastre-se e aumente seus ganhos na Bolsa de Valores.

The post Lagarde diz que série de choques na economia global são uma “permacrise” appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress