• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Dólar a R$ 5,65: Lula diz que disparada preocupa e que ‘há um jogo de interesses especulativos contra o real’
2 de julho de 2024
Arábia Saudita anuncia descoberta de sete campos de petróleo e gás no país
2 de julho de 2024
Published by on 2 de julho de 2024
Categories
  • Sem categoria
Tags

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar o chefe do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, nesta terça-feira (2), ao comentar a alta do dólar.

Em entrevista à Rádio Sociedade, de Salvador (BA), Lula afirmou que Campos Neto tem “viés político” e que esse perfil não deveria dirigir a instituição.

Baixe uma lista de 11 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

Na ocasião, Lula afirmou ainda que, quando o Banco Central estava sob o seu “domínio”, nos anos 2000, havia “autonomia”. “Eu acho que a minha visão sobre o Banco Central não é uma visão teórica, é uma visão de um presidente que teve um Banco Central sob o meu domínio durante oito anos e com total autonomia”, afirmou.

Lula voltou a defender a prerrogativa do presidente da República de indicar o dirigente máximo do BC. “A gente não indica essa pessoa para fazer o que a gente quer, porque as empresas têm diretoria, as empresas têm conselho, e o Banco Central tem uma função”, disse.

Leia também

Lula diz que é preciso “fazer alguma coisa” em relação à alta do dólar

Em entrevista à Rádio Sociedade, em Salvador, ele afirmou que há um ataque especulativo ao real, dizendo que voltará a Brasília na quarta-feira e discutirá o que fazer em relação à alta do dólar

“Agora, o que não dá é você ter alguém dirigindo o Banco Central com viés político. Definitivamente, eu acho que ele [Campos Neto] tem viés político. Agora, veja, eu não posso fazer nada, porque ele é o presidente do Banco Central, ele tem um mandato, ele foi eleito pelo Senado, eu tenho que esperar ele terminar o mandato e indicar alguém”, prosseguiu.

Lula voltou a dizer que acredita no BC “funcionando de forma correta e com autonomia” e com um presidente que não esteja vulnerável a pressões políticas, mas salientou que a instituição “não pode estar a serviço do sistema financeiro e do mercado”.

Leia também

Especulação? As narrativas de Lula e BC sobre salto do dólar – e o impacto no mercado

Falas do presidente da República têm levado a ganhos da moeda, assim como fatores fiscais e externos

Bolsonaro “não volta mais”

Na entrevista, Lula disse acreditar que seu antecessor no cargo, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), não retornará mais ao Palácio do Planalto. Para o petista, o povo brasileiro terá de “aprender a gostar da democracia”.

“[Bolsonaro] Perdeu as eleições e vou contar uma coisa para você: não volta mais”, afirmou Lula.

O presidente ainda voltou a dizer que pode ser candidato novamente nas eleições de 2026 se não aparecer ninguém em condições de “derrotar o fascismo”.

(Com Estadão Conteúdo e Reuters)

The post Lula aponta “viés político” de Campos Neto e diz que Bolsonaro “não volta mais” appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress