• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Balança comercial brasileira tem superávit de US$8,8 bi em novembro, recorde para o mês
1 de dezembro de 2023
Powell e Campos Neto animam investidores e reforçam rali de Natal; confira a agenda da semana
2 de dezembro de 2023
Published by on 2 de dezembro de 2023
Categories
  • Sem categoria
Tags

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou neste sábado (2) no Brasil o ingresso do Brasil na Opep+, um grupo de observadores que debate em conjunto com a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

“É que nem eu participar do G7 [grupo das sete maiores economias do mundo]. Participo do G7 desde que ganhei para presidente da República. Eu vou lá, escuto, só falo depois que eles tomam a decisão. E venho embora. Não apito nada”, disse o presidente.

Leia também

Presidente da estatalBrasil deve entrar na Opep+, mas não será sujeito a cotas, diz presidente da Petrobras (PETR4)Segundo Jean Paul Prates, o Brasil irá analisar as regras de funcionamento da plataforma para tomar uma decisão em junho do próximo ano

Em uma participação durante um dos eventos da COP28, nos Emirados Árabes, o mandatário afirmou que um dos papéis do Brasil será o de convencer os grandes produtores a se prepararem para a transição energética e para o fim dos combustíveis fósseis.

“Se preparar significa aproveitar o dinheiro que eles lucram para fazer investimento, para que os continentes como o africano e a América Latina possam produzir os combustíveis renováveis que eles precisam, sobretudo o hidrogênio verde. Porque se a gente não criar alternativa, a gente não vai poder dizer que vai acabar com os combustíveis fósseis”, prosseguiu o presidente.

Segundo Lula, o Brasil será o “carro-chefe” da transição energética. Ele afirmou que o Brasil tem feito sua parte e por isso poderá cobrar outros países.

Presidente Lula discursa durante a COP28 em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (Ricardo Stuckert/PR)

Lula afirmou que é preciso utilizar o dinheiro gerado pelo lucro do petróleo para desenvolver tecnologias de produção de energias renováveis. Lula argumentou que para obter o objetivo de reduzir os usos de combustíveis fósseis é preciso passar por interesses de vários países e desenvolver alternativas. “Porque se a gente não criar alternativa, a gente não vai poder dizer que vai acabar com os combustíveis fósseis.”

O convite para o país ocorreu no início da semana após a passagem de Lula pela Arábia Saudita. A Opep reúne os grandes produtores globais de petróleo e atua especialmente no controle da oferta do produto para que a commodity fique em níveis lucrativos.

(Com Estadão Conteúdo)

Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

The post Lula confirma ingresso do Brasil na Opep+ e diz que atuação será pela transição energética appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress