• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Metade do brasileiros foi vítima de fraude em 2024; cartão de crédito lidera
25 de março de 2025
Discutir corte de tributação de empresas seria ‘fantasia’ porque alíquota efetiva é menor, diz secretário de Haddad
25 de março de 2025
Published by on 25 de março de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

O presidente Lula e ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, participaram, nesta terça-feira (25), de um encontro com empresários brasileiros ligados à Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) no Japão.

Na reunião, foi discutida a tentativa de abrir o mercado japonês ao setor. Também participaram do encontro o time de ministros do Governo Federal que compõe a comitiva brasileira.

“Vamos discutir muitos assuntos aqui e espero que a gente consiga convencer o Japão das coisas que o Brasil tem de bom para negociar. Tenho o interesse de, em todas as viagens que fizer, levar empresários, deputados, gente que possa vender. O presidente, o que ele faz é abrir a porta. Mas quem sabe fazer negócio são vocês, não o presidente nem o deputado”, disse Lula.

E MAIS: O que há de mais importante no mercado financeiro hoje? O programa Giro do Mercado mostra as principais notícias para o seu bolso todos os dias, às 12h

Em 2011, o fluxo comercial entre Brasil e Japão chegou em US$ 17 bilhões. Hoje, o número está em US$ 11 bilhões. “Significa que, de pronto, a gente tem seis bilhões para recuperar nessa visita. Obviamente que comércio exterior é via de duas mãos. A gente tem que vender e a gente tem que comprar”, afirmou Lula.

Fávaro ressaltou que as indústrias brasileiras estão aptas para atender às exigências sanitárias e comerciais feitas pelo Japão e lembrou que o processo de negociação para exportar a carne bovina brasileira para o Japão vem sendo conduzido há mais de 20 anos.

Lula vê oportunidade no etanol

O presidente comentou que a missão também busca ampliar negócios com o Japão em setores estratégicos, como o aeronáutico e o ligado à transição energética.

“Nós estamos percebendo o crescimento da transição energética com o hidrogênio verde, com energia limpa, e o Brasil está dando um salto de qualidade na questão do etanol. A gente está pensando em elevar para 30% a mistura, tanto da gasolina quanto do biodiesel, e vamos conversar com o primeiro-ministro (do Japão, Shigeru Ishiba). Se o Japão usar 10% de etanol na gasolina, é um salto extraordinário, não apenas para que a gente exporte, mas para que eles possam produzir no Brasil”, disse Lula.

Amanhã (26), haverá um encontro com centenas de empresários dos dois países.

“Não é só que a gente quer vender. Se tiver empresários japoneses que queiram fazer investimento no Brasil, em todas as regiões, eles podem fazer com que a gente mude efetivamente a matriz energética. Acho que o Brasil pode contribuir decisivamente para que o mundo diminua o uso de combustível fóssil e comece a introduzir um comércio mais limpo, para que a gente possa conquistar a credibilidade de ser o país que mais tem uma produção de baixo carbono”.

Share
0

Related posts

4 de fevereiro de 2026

Inflação da zona do euro desacelera a 1,7% em janeiro e fica abaixo do previsto


Read more
4 de fevereiro de 2026

Banco do Japão não irá ao socorro da queda dos títulos impulsionada por Takaichi


Read more
4 de fevereiro de 2026

O que seria necessário para o BCE cortar as taxas novamente? Deutsche Bank analisa


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress