• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Fed julga que riscos de baixa para o emprego aumentaram nos meses recentes
29 de outubro de 2025
S&P 500 fica estável em pregão volátil após Powell não garantir corte de juros do Fed em dezembro
29 de outubro de 2025
Published by on 29 de outubro de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

Com as crises corporativas começando a pipocar no mercado, com casos como o da Ambipar (AMBP3) e da Braskem (BRKM5), o economista Marcos Lisboa fez, nesta quarta-feira (29), um alerta: as empresas brasileiras estão se preparando pouco para enfrentar o cenário local — usualmente — conturbado.

“No Brasil, você tem que ter uma análise de stress muito mais cuidadosa. Em um ano, você pode estar com um juros de 4% e, no próximo, ele está em 15%”, disse, em entrevista ao Money Times e durante o painel “O valor da incerteza”, em evento realizado pela gestora GCB em São Paulo.

“O que eu vejo de empresa que não fazem a análise de risco adequada, que não olham os concorrentes e que não levam em conta o pior cenário é impressionante”, afirmou.

Em momentos de economia mais aquecida, Lisboa lembra que os ânimos de investidores e empresários tendem a melhorar. No entanto, o Brasil usualmente falha em manter as condições positivas por um período considerável, com novas crises surgindo de forma quase cíclica, segundo ele.

Ibovespa hoje: Juros nos EUA, 3T25 do Santander e Nvidia Confira no Giro do Mercado e fique por dentro: 

“É uma realidade dura que a governança dos negócios precisa enfrentar. Empresários, muitas vezes, não querem perder as ondas positivas do mercado, mas é necessário ter um ‘grilo falante’ do lado, que levanta os riscos. E isso gera uma tensão”, disse.

“Muitas vezes, o empresário olha e pensa que o governo está ótimo e que ‘agora vai’. Na sequência, vem uma recessão, e o alavancado cai e quebra. É a história que a gente mais escuta no Brasil”, completou.

Lisboa ainda lembrou que as incertezas também pesam nos balanços das companhias — que têm de procurar proteção em ferramentas como o hedge.

“Para piorar, a gente tem muita insegurança jurídica no Brasil. As interpretações vão mudando. Os juízes vão criando exceções, casos particulares, e expandindo a leitura da lei”, disse. “No ambiente regulatório também é uma confusão, com um sistema todo cheio de regras e mudanças”.

CONFIRA: Está em dúvida sobre onde aplicar o seu dinheiro? O Money Times mostra os ativos favoritos das principais instituições financeiras do país; acesse gratuitamente

Por fim, Lisboa mencionou o sistema tributário brasileiro, um “dos mais complexos e disfuncionais do mundo” — resultado, segundo ele, de um processo legislativo dominado por lobbies e interesses setoriais. 

As leis, em suas palavras, “já saem ruins” porque são escritas de forma confusa, com linguagem antiga e cheia de exceções. O efeito, Lisboa menciona, “é um contencioso tributário gigantesco, de cerca de 75% do PIB, número 300 vezes maior que o dos países da OCDE”. 

Essa estrutura também cria custos permanentes para as empresas, que precisam gastar recursos com disputas judiciais, consultorias e replanejamento constante.

Todas as incertezas acabam afastando os investimento privado e estrangeiro, e minando a confiança no país.

“Enquanto o país não tiver previsibilidade, o capital produtivo não volta”, disse. “Se fala muito que os investidores estrangeiros estão voltando. Eu não vejo isso. Pelo contrário, há muita saída de recurso. É o custo de você nunca saber o que vale amanhã”. 

Share
0

Related posts

4 de fevereiro de 2026

Nobel de Economia dá receita para a América Latina crescer; veja o que ele propõe


Read more
4 de fevereiro de 2026

PMI: Setor de serviço do Brasil perde força em janeiro com fraqueza de novos negócios


Read more
4 de fevereiro de 2026

ADP: EUA criam 22 mil vagas no setor privado em janeiro e decepcionam projeções


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress