• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
BCE deve reduzir balanço para €6,0 trilhões até o final de 2025, prevê BofA
16 de outubro de 2025
Guerra comercial dos EUA mexe com os mercados; o que esperar do Ibovespa nesta quinta (16)
16 de outubro de 2025
Published by on 16 de outubro de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, se reúne hoje, em Washington, com o secretário de Estado americano, Marco Rubio, para preparar o encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump. A expectativa de interlocutores do governo brasileiro é que, com a retomada do diálogo entre os dois países, a Casa Branca adote gestos concretos para pôr fim à crise diplomática, incluindo a suspensão das tarifas sobre produtos nacionais e a revogação das sanções contra cidadãos do Brasil.

O objetivo do encontro é assegurar que a futura reunião presidencial vá além de declarações simbólicas e resulte em medidas efetivas. Entre os temas centrais estão a suspensão do “tarifaço” de 50% sobre exportações brasileiras e o fim das sanções a autoridades nacionais, incluindo ministros do Supremo Tribunal Federal.

Leia também

Trump diz que utiliza tarifas como forma de parar guerras

Ele disse que os EUA estão “ganhando muito dinheiro” com as tarifas.

Prévia do PIB, Brasil negocia tarifas nos EUA e falas do Fed e BC: os destaques hoje

Confira as principais informações que devem movimentar os mercados e a política hoje

Será a segunda reunião entre Vieira e Rubio neste ano, depois da primeira conversa, em julho, quando Trump, ao anunciar uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros e iniciar uma série de sanções contra autoridades, como o ministro do Supremo Tribunal Federal ( STF) Alexandre de Moraes, praticamente condicionou uma negociação comercial ao arquivamento do processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro pela Corte.

Scott Bessent: Secretário do Tesouro de Trump propõe trégua mais longa em tarifa para China por terras-raras

O governo Lula reagiu afirmando que a soberania nacional não poderia ser desrespeitada e que os Poderes no país são independentes. Desde então, além do tarifaço, os Estados Unidos iniciaram uma investigação por supostas práticas desleais de comércio contra o Brasil, que poderão resultar em novas sanções.

O governo americano mira, entre outros pontos, o desmatamento, a corrupção, as tarifas de importação, o uso do Pix como meio de pagamento e as vendas de produtos falsificados na Rua 25 de Março, em São Paulo.

Na semana passada, Vieira e Rubio conversaram por telefone durante 15 minutos. A convite do americano, o chanceler viajou a Washington para o encontro. De acordo com nota divulgada pelo Itamaraty, o objetivo da reunião é “dar seguimento ao tratamento das questões econômico-comerciais entre os dois países, conforme definido pelos presidentes”.

Um dos mais críticos ao governo Lula e ao Judiciário brasileiro, Marco Rubio foi designado para ser o interlocutor da Casa Branca nas negociações com o Brasil, após uma conversa telefônica de meia hora entre Lula e Trump, dias antes.

Nos bastidores, Brasil e Estados Unidos perseguem objetivos distintos. O país busca reduzir barreiras comerciais, garantir previsibilidade e fortalecer cadeias produtivas locais, enquanto Washington exige acesso a minerais estratégicos, regras mais flexíveis para grandes plataformas digitais e alinhamento geopolítico.

Na quarta-feira, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, confirmou convite americano para tratar de lítio, níquel e terras raras, reforçando o interesse de Washington em um fornecimento estável de insumos estratégicos.

No campo digital, o Brasil tenta equilibrar investimento e soberania de dados, enquanto os Estados Unidos pressionam por regulamentação favorável às suas empresas. Para interlocutores brasileiros, a prioridade é previsibilidade e acesso a mercados; para os americanos, influência estratégica e garantias de que o país não se alinhará a rivais globais.

The post Mauro Vieira leva a Washington cobrança por fim de sanções e tarifas contra o Brasil appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress