• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Reoneração: Secretário do Tesouro evita adiantar hipóteses de compensação
29 de janeiro de 2024
Queda de juros lá fora pode ser “gatilho” para BC acelerar corte da Selic, avalia SPX
29 de janeiro de 2024
Published by on 29 de janeiro de 2024
Categories
  • Sem categoria
Tags

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante (PT), afirmou nesta segunda-feira (29) que o banco de fomento responde por apenas 1,3% do crédito nacional e, por isso, não tem tamanho para interferir nos rumos da política monetária.

“Qual é o peso do BNDES para o volume de crédito do país? 1,3%. Em economia, o rabo não abana o cachorro. Nós não temos tamanho para interferir na potência da política monetária”, afirmou Mercadante a jornalistas antes de deixar encontro do grupo empresarial B20, ligado ao G20, no Rio de Janeiro.

Leia também:
Alckmin defende maior presença do BNDES e do FGE em operações de crédito do país

A declaração é uma resposta às críticas sobre a ampliação do crédito pretendida pelo banco, de que o volume de empréstimos poderia frear a trajetória de queda da taxa básica de juros (Selic) à frente. Ele afirmou que essa leitura não procede e que a taxa não só vem caindo como poderia ter começado a cair antes.

“Espero que a taxa de juros caia mais meio ponto porcentual na quarta-feira. E dava para ter caído mais cedo”, afirmou o presidente do BNDES sobre a reunião desta semana do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC).

Mercadante também minimizou a volta de subsídios e de crédito direcionado e disse que o volume é “muito pequeno” no universo de financiamentos do BNDES. Ele disse que as taxas subsidiadas representam apenas 19% das operações atuais e que a taxa TR (taxa referencial) para inovação vai representar somente R$ 5 bilhões por ano.

The post Mercadante diz que BNDES não tem tamanho para interferir na potência da política monetária appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress