A sinalização explícita do Comitê de Política Monetária (Copom) de que deverá iniciar o ciclo de cortes da Selic já na reunião de março levou o mercado a elevar as apostas em um corte mais intenso da taxa básica. O dado foi capturado por levantamento realizado pela XP Investimentos após a divulgação do comunicado do BC que decidiu pela manuntenção da Selic em 15%, na última quarta-feira (28).
De acordo com a pesquisa, 71% dos investidores institucionais agora esperam uma redução de 0,50 ponto percentual na Selic no próximo encontro do Copom. Outros 29% projetam um corte de 0,25 ponto. Antes da decisão, a expectativa por um corte de 0,50 ponto era menor, reunindo 55% das respostas, enquanto 33% apostavam em 0,25 ponto e 9% não esperavam mudança na taxa básica.
Mercado passa a discutir dose do primeiro corte na próxima reunião, e juros caem principalmente nos prazos mais curtos
Mercado discute agora se redução de juros começa com 0,25 ou 0,50 ponto
A leitura do comunicado divulgado pelo Banco Central foi majoritariamente dovish, ou seja, inclinada a juros menores. Segundo o levantamento, 74% dos respondentes classificaram o tom como favorável a cortes de juros, 22% avaliaram como neutro e apenas 4% entenderam o texto como hawkish, ou seja, mais inclinado a juros mais altos.
O ajuste nas expectativas também se refletiu nas projeções para os ativos financeiros. Considerando os preços na abertura do mercado, os participantes esperam um estreitamento da curva de juros futuros, com recuos médios de 6 pontos-base no vencimento de janeiro de 2027, 10 pontos-base em janeiro de 2029 e 8 pontos-base em janeiro de 2031. Para o câmbio, a projeção mediana aponta o dólar em torno de R$ 5,20.
A pesquisa foi realizada no dia 28 de janeiro, após o anúncio da decisão do Copom, com 78 investidores institucionais, entre gestores, economistas e consultores. Os resultados foram consolidados de forma agregada e, segundo a XP, não representam a visão institucional da casa.
The post Mercado eleva aposta de corte da Selic em 0,5 ponto após Copom ‘explícito’ appeared first on InfoMoney.