• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Índia propõe imposto temporário de 12% sobre importações de aço
19 de março de 2025
Recessão nos EUA vem aí? O que esperar das projeções do Fed em meio às políticas de Trump
19 de março de 2025
Published by on 19 de março de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

A percepção do mercado financeiro sobre a economia brasileira segue pessimista, de acordo com a mais recente pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (19). Segundo o levantamento, 93% dos agentes financeiros entrevistados acreditam que a política econômica do país está na direção errada. Além disso, a avaliação negativa do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disparou para 58%, ante 24% registrados na última edição da pesquisa, realizada em dezembro de 2024.

A pesquisa aponta ainda que 83% dos entrevistados esperam uma piora na economia nos próximos 12 meses. Apenas 4% acreditam em melhora, enquanto 13% dizem que o cenário deve permanecer igual.

Leia também

Super Semana começa hoje com Fed e Copom; o que esperar dos juros e da comunicação

Banco central americano deve manter a taxa, enquanto o brasileiro elevará os juros; dúvida do mercado é o que ambos indicarão sobre o futuro em seus comunicados

O levantamento foi realizado entre os dias 12 e 17 de março com 106 fundos de investimentos localizados em São Paulo e Rio de Janeiro. Os entrevistados incluem gestores, economistas, analistas e tomadores de decisão do mercado financeiro. A margem de erro é de 3,4 pontos percentuais para mais ou para menos.

(Reprodução/Quaest)

Veja resumo:

93% acreditam que a economia do país está na direção errada;83% esperam que a situação econômica piore nos próximos 12 meses;58% consideram que o Brasil corre risco de entrar em recessão em 2025;82% acreditam que a inflação será maior do que em 2024.

Risco de recessão e alta da inflação preocupam

A pesquisa também revelou que 58% dos gestores e economistas consultados consideram que o Brasil corre o risco de entrar em recessão. Além disso, 82% esperam que a inflação encerre 2025 em um patamar superior ao de 2024, enquanto 16% acreditam que ficará estável e apenas 2% preveem uma queda no índice de preços.

Em relação à política monetária, a maioria dos agentes financeiros (87%) aposta que o Comitê de Política Monetária (Copom) aumentará a taxa Selic em 1 ponto percentual na próxima reunião. Outros 5% preveem um ajuste menor, de 0,5 ponto, enquanto apenas 2% acreditam na manutenção dos juros no atual patamar de 13,25% ao ano.

(Reprodução/Quaest)

Lula e Haddad no foco das críticas

A avaliação negativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue elevada entre os agentes do mercado, com 88% considerando seu governo ruim ou péssimo. Entre os fatores que contribuíram para essa percepção, os mais citados foram o aumento dos preços dos alimentos (64%), os equívocos na condução da política econômica (56%) e o aumento da carga tributária (41%).

Leia também

Tarcísio tem confiança de 68% do mercado; Lula, apenas 3%, aponta Quaest

Levantamento mostra que governadores lideram ranking de confiança entre agentes financeiros, à frente do presidente do BC e do ministro da Fazenda

Governo propõe reter na fonte dividendos que superem R$ 50 mil; entenda medida

Solução para garantir imposto mínimo de “super-ricos” inclui reter até 10% de valores acima de R$ 50 mil recebidos por empresa onde o acionista tem posição

Haddad, que até o fim de 2024 ainda contava com certo respaldo do mercado, viu sua aprovação despencar. Agora, apenas 10% dos entrevistados avaliam sua atuação de forma positiva, contra 41% na última pesquisa. Para 85% dos agentes financeiros, a influência do ministro dentro do governo Lula diminuiu nos últimos meses.

Já o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, foi o único a receber uma avaliação relativamente favorável. Para 45% dos entrevistados, sua atuação tem sido positiva, enquanto 41% consideram sua gestão regular e 8% a classificam como negativa.

The post Mercado vê economia na direção errada e maioria espera recessão, aponta Quaest appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

4 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025; governo revoga mais assageiros no Santos Dumont


Read more
4 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025; governo revoga mais assageiros no Santos Dumont


Read more
4 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025; governo revoga mais assageiros no Santos Dumont


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress