O México elevará de 20% para 50% as tarifas sobre automóveis provenientes da China e de outros países asiáticos, informou nesta quarta-feira (10) o ministro da Economia, Marcelo Ebrard.
“Eles já têm tarifas”, disse Ebrard a repórteres, ao ser questionado sobre as taxas de importação aplicadas à China. “O que faremos é elevá-las ao nível máximo permitido.”
Os americanos estão entre os principais compradores das frutas brasileiras, principalmente manga e uva
A China e a Índia são os principais compradores do petróleo russo
“Sem um certo nível de proteção, quase não é possível competir”, acrescentou.
Segundo o ministro, a medida — que está dentro dos limites estabelecidos pela Organização Mundial do Comércio (OMC) — tem como objetivo proteger empregos no México, já que veículos chineses estão entrando no mercado local “abaixo do que chamamos de preços de referência”.
Os setores de veículos leves e de autopeças têm sido particularmente afetados pelos preços mais baixos praticados pela China, afirmou Ebrard.
A decisão ocorre em um momento em que os Estados Unidos pressionam países da América Latina a limitarem seus laços econômicos com a China, com a qual disputam influência na região.
Ebrard já havia comentado neste ano sobre medidas tarifárias, ressaltando que elas poderiam entrar em conflito com o crescimento econômico e o controle da inflação.
The post México eleva tarifas sobre carros da China e de outros países asiáticos para 50% appeared first on InfoMoney.