• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Brasil estima bater novamente recorde de turistas estrangeiros este ano
28 de fevereiro de 2025
México propôs igualar tarifas dos EUA sobre China, diz Bessent
28 de fevereiro de 2025
Published by on 28 de fevereiro de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

O México está disposto a aumentar as tarifas sobre produtos chineses e encontrar maneiras de comprar mais dos EUA em uma tentativa de evitar os impostos ameaçados pelo presidente Donald Trump, segundo pessoas familiarizadas com o assunto.

A administração da presidente mexicana Claudia Sheinbaum planeja fazer a oferta como parte das negociações em andamento com a administração Trump, disse uma das pessoas, que pediu para não ser identificada sem permissão para falar publicamente.

As potenciais tarifas do México sobre a China se concentrariam em carros e peças automotivas, afirmou a fonte. Elas também poderiam incluir produtos acabados, disse uma segunda pessoa.

O Ministério da Economia do México se recusou a comentar.

O desenvolvimento segue uma reunião na semana passada em que funcionários dos EUA — incluindo o Secretário de Comércio Howard Lutnick e o Representante de Comércio dos EUA Jamieson Greer — disseram a seus homólogos mexicanos que deveriam impor suas próprias tarifas sobre as importações chinesas.

A proposta do México é o mais recente esforço para evitar tarifas de 25%, que estão programadas para entrar em vigor em 4 de março, que Trump ameaçou para o país, assim como para o Canadá, se não fizerem mais para cooperar com os EUA.

Trump vinculou publicamente as tarifas ao fluxo de fentanil e migrantes indocumentados para os EUA, mas também se queixou do investimento chinês no México. Durante a campanha do ano passado, ele criticou o uso de componentes chineses em veículos fabricados no México.

O México também se tornou um dos principais importadores de carros chineses, ao lado de mercados como Rússia e Alemanha, com a crescente popularidade de marcas como BYD Co.

Desde o início do ano, o México intensificou a repressão a importações asiáticas baratas, particularmente da China, e impôs uma tarifa de até 35% sobre roupas acabadas de países sem um acordo de livre comércio, enquanto busca enviar um sinal aos negociadores do lado norte da fronteira.

Segurança e negociações comerciais

As negociações entre EUA e México sobre segurança e combate ao narcotráfico estão mais avançadas do que as de comércio e tarifas, segundo duas outras pessoas familiarizadas com as discussões.

Em uma tentativa de demonstrar sua disposição para cooperar com os EUA em segurança, o México entregou na quinta-feira 29 pessoas acusadas de tráfico de drogas e outros crimes para enfrentar acusações nos EUA.

Na tarde de quinta-feira, o Ministro das Relações Exteriores Juan Ramon de la Fuente e altos funcionários das forças armadas e do corpo de segurança pública do México se reuniram em Washington com o Secretário de Estado Marco Rubio.

O México, em um comunicado posterior, chamou a reunião de “muito positiva” para avançar na segurança, com foco no tráfico de drogas e armas, e na troca de informações sobre inteligência e investigações.

Rubio disse em um comunicado que “expressou apreço pelas ações do México para garantir nossa fronteira comum, incluindo o envio de 10.000 tropas da Guarda Nacional, bem como grandes apreensões de fentanil e seus produtos químicos precursores, e a expulsão de 29 figuras importantes do cartel para serem julgadas por seus crimes, tornando ambas as nações mais seguras.”

O Ministro da Economia do México, Marcelo Ebrard, também se reuniu com o Representante de Comércio dos EUA, Greer, pela primeira vez desde sua confirmação no início desta semana, e se encontrou novamente com Lutnick.

O Ministro da Fazenda Rogelio Ramirez de la O também estava prestes a se reunir pela primeira vez com o Secretário do Tesouro Scott Bessent em Washington na sexta-feira.

Ramirez e Bessent devem discutir questões, incluindo a disposição das autoridades financeiras e bancos mexicanos de reprimir as gangues de drogas do país e a lavagem de dinheiro, após a designação das gangues como organizações terroristas pela administração Trump.

© 2025 Bloomberg L.P.

The post México está aberto a impor novas tarifas sobre a China para evitar impostos de Trump appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress