• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Estudo mostra que economia da Alemanha ainda depende da China
9 de abril de 2024
IGP-M alivia deflação para 0,25% na 1ª prévia de abril, diz FGV
9 de abril de 2024
Published by on 9 de abril de 2024
Categories
  • Sem categoria
Tags

Embora os dados macroeconômicos da Argentina nos últimos meses estejam apresentando melhora, o governo de Javier Milei sofreu um baque ontem em sua credibilidade, especialmente por ser muito ativo no uso das redes sociais.

O presidente deu uma entrevista ontem à noite e citou um bot do Twitter de acompanhamento de preços nos supermercados como referência para ilustrar que o país já estava vivendo uma deflação. Mas na sequência, a própria conta citada informou que os dados eram falsos, segundo os principais sites de notícias do país.

Em entrevista à rádio Neura, Milei convidou os ouvintes a olhar as publicações na rede “X” da conta @bot_jumbo para ilustrar suas afirmações sobre a queda de preços nos supermercados. “Passamos de 5,22% para -4,52%. A inflação vai entrar em colapso”, disse.

O entrevistador Alejandro Fantino perguntou então se o presidente se orientava por esses dados. “Estou olhando os números o tempo todo, Alejandro”, respondeu.

Mas minutos depois, a referida conta publicou um vídeo da entrevista de Milei e explicou que os dados que utiliza são falsos.  “Esta conta é um experimento social. Ela nunca analisou preços, nem houve nenhum bot que seguisse os produtos”, disse primeiro o autor anônimo da conta.

Na sequência, ele acrescentou: “Mas serviu para uma coisa: ver a necessidade que muitos têm de mostrar resultados que a realidade lhes nega. Este bot irá autodestruir-se em 3, 2, 1…”.

Esta cuenta es un experimento social. Nunca analizó precios, ni existió ningún bot que siguiera los productos de Jumbo.

Pero sí sirvió para una cosa: ver la necesidad que tienen muchos en mostrar resultados que la realidad les niega.

Este bot se autodestruirá en 3, 2, 1… pic.twitter.com/H4ntaLzWky

— Jumbot (@Bot_Jumbo) April 9, 2024

Além de Milei, o ministro da Economia, Luis Caputo, também havia utilizado os dado do @Bot_jumbo em uma entrevista na última sexta-feira. “O Jumbo BOT disse que a inflação de preços em abril deu negativo”, afirmou ao TN.

A conta também se desculpou com o ministro: “Apresentamos as nossas desculpas ao Ministro da Economia, Luis Caputo. Não leve o assunto para o lado pessoal. Repetimos: foi apenas um experimento social”, repetiu. De concreto, os analistas de mercado esperam uma inflação de 12,5% para março, abaixo dos 13,2% de fevereiro. Para o ano, a projeção está em 189,4%. Há expectativa de que a variação de preços fique abaixo de dois dígitos em abril.

The post Milei cai em ‘pegadinha’ de bot em rede social e cita números falsos de deflação appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress