O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) informou nesta quarta-feira (9) que não previa o aumento de tarifas anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o Brasil. As informações são do portal g1.
Segundo declaração da pasta ao portal, as conversas com os americanos estavam concentradas em uma proposta de tarifa de 10% direcionada aos países do Brics, sem qualquer sinalização de que o Brasil seria alvo de uma taxa de 50% sobre todas as exportações.
A declaração do ministério veio após Trump enviar uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva comunicando a medida, que entrará em vigor a partir de 1º de agosto.
Leia a íntegra da carta de Trump a Lula anunciando tarifa de 50% dos EUA sobre Brasil
Presidente impôs tarifa de 50% sobre Brasil e cita Bolsonaro e ‘relação comercial injusta’
Trump impõe tarifa de 50% sobre Brasil e cita Bolsonaro e ‘relação comercial injusta’
Presidente dos EUA anunciou tarifa de 50% sobre o Brasil em retaliação ao julgamento de Bolsonaro e ao déficit comercial
Na correspondência, o republicano afirmou que a tarifa valerá para “todas e quaisquer exportações brasileiras enviadas para os Estados Unidos”, independentemente das tarifas setoriais já existentes, o que pode elevar significativamente os custos para os exportadores brasileiros.
Na carta, Trump justificou a decisão com críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e mencionou diretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro.
O presidente americano classificou como “vergonha internacional” o julgamento de Bolsonaro no STF e acusou o Brasil, sem apresentar provas, de censurar plataformas de redes sociais americanas.
Ele ainda afirmou que a relação comercial entre os dois países “não é recíproca” e ameaçou novas medidas caso o Brasil decida retaliar.
The post Ministério afirma que não esperava aumento de tarifas anunciado por Trump appeared first on InfoMoney.