• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Quase metade dos brasileiros pretende comprar presentes no Natal, diz pesquisa da ACSP
17 de dezembro de 2024
Relatório da LDO de 2025 prevê mais exigências para a meta fiscal
17 de dezembro de 2024
Published by on 17 de dezembro de 2024
Categories
  • Sem categoria
Tags

O governo federal formalizou nesta terça-feira (17) cinco Acordos de Cooperação Técnica para “reforçar a governança e modernização das empresas estatais”. 

Os atos foram assinados no âmbito do decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que criou o Programa de Governança e Modernização das Empresas Estatais (Inova), que trata da governança das estatais e foi publicado no último dia 9.

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, disse que a assinatura dos atos representa “o primeiro passo” do programa Inova.

Entre outros pontos, o Inova prevê parcerias para a “remodelagem de negócios de empresas estatais que enfrentam desafios de sustentabilidade”, segundo a pasta. 

A secretária de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, Elisa Leonel, disse que os atos foram firmados após diálogo intenso com as empresas desde 2023.

Leia também

Lula encaminha ao Senado 17 indicações para agências reguladoras; veja os nomes

Todos os nomes deverão passar por sabatina com os senadores. A vacância das cadeiras em agências reguladoras provocou disputas internas no governo e entre senadores da base de apoio no Congresso

Na prática, atingirá as empresas que precisam de recursos do Tesouro Nacional para fecharem suas contas. Os acordos de cooperação envolveram diversos ministérios e empresas.

Do setor de energia, além do Ministério de Minas e Energia (MME) assinaram também os todos a Empresa Brasileira de Participações em Energia (ENBPar), Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Eletronuclear, Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A (Nuclep).

Também firmaram acordos o Ministério das Comunicações e a Telebras; o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) com o Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec); o Ministério da Defesa (MD) com a Indústria de Material Bélico do Brasil (Imbel); e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), Companhia de Armazéns e Silos de Minas Gerais (CeasaMinas) e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

The post Ministros assinam atos para reforçar a governança de empresas estatais appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

4 de fevereiro de 2026

Inflação do Carnaval sobe acima do IPCA e preços ficam 80% mais caros em 10 anos


Read more
4 de fevereiro de 2026

ONS calcula custo operacional de até R$4.870/MWh nesta quarta-feira com alta de temperaturas


Read more
4 de fevereiro de 2026

EUA recebem países para negociações com objetivo de enfraquecer domínio da China sobre minerais críticos


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress